Rádios RBV

Menu

IMA emite licença ambiental para Linhas de Transmissão no Meio Oeste

Projeto prevê Linhas de Transmissão de Abdon Batista – Videira e Abdon Batista – Barra Grande além da ampliação da Subestação Videira.

Fonte:
ASCOM | IMA

Novas Linhas de Transmissão no Meio Oeste estão mais perto de serem implantadas. Isso porque o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) concedeu, na última semana, mais uma licença ambiental.

O documento é importante para a economia e o desenvolvimento sustentável do estado. Trata-se da Licença Ambiental Prévia (LAP) para o empreendimento da Pitiguari Transmissora de Energia Elétrica. O projeto é referente às Linhas de Transmissão (230 kV) de Abdon Batista – Videira e Abdon Batista – Barra Grande. A licença também contempla a ampliação da Subestação Videira.

Veja também

- Publicidade -

Videira, Lages e Capivari terão Usinas Fotovoltaicas da Celesc

Novas Linhas de Transmissão no Meio Oeste devem atender demanda

A instalação das novas linhas de transmissão tem como objetivo reforçar a capacidade da rede de energia já existente no estado e com isso, aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. A instalação das linhas de transmissão possibilitará o atendimento da demanda de energia do mercado em expansão na região do Meio Oeste de Santa Catarina. O investimento previsto pelo empreendimento é de cerca de R$ 240 milhões.

“A gente precisa ter um sistema elétrico robusto e moderno, que acompanhe a nossa produção. O povo catarinense trabalha muito, na cidade e no campo. A energia precisa chegar com qualidade até a casa das pessoas e nas indústrias levando segurança a quem produz. Isso expande os negócios. Por isso estamos fazendo investimentos históricos no setor”, disse o governador Jorginho Mello.

Projeto prevê Linhas de Transmissão de Abdon Batista à Videira e Abdon Batista à Barra Grande além da ampliação da Subestação Videira
Foto: Reprodução | Imagem Ilustrativa

“A LAP consiste na fase em que o órgão ambiental avalia a localização e a concepção do empreendimento, atestando a viabilidade ambiental do mesmo. Via de regra, é a etapa mais complexa por causa da análise dos estudos ambientais e de todos os documentos referentes ao projeto”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

A extensão prevista das linhas de transmissão fica em torno de 88,7 quilômetros interceptando os municípios de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos, Tangará, Vargem e Videira e terão suas respectivas conexões na Subestação (SE) Abdon Batista, SE Videira e SE Barra Grande.

A próxima etapa será a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) e posteriormente a emissão da Licença Ambiental de Operação (LAO) que autoriza o pleno funcionamento do empreendimento, e é emitida pelo órgão ambiental após a verificação do cumprimento de condicionantes e eficácia das medidas de controle ambiental estabelecidas nas licenças anteriores.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Desfile em Brasília reúne autoridades, atletas e homenageia o RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, às...

Incêndio em veículo mobiliza Bombeiros em Monte Carlo

Na tarde deste sábado, 7, às 17h18, o Corpo...

Acidente da Voepass: sistema de degelo teve falhas, diz Cenipa

O sistema de degelo do ATR-72 da Voepass que...

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana quente

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses

Santa Catarina se prepara para um trimestre variado em...

Homem é morto com golpe de faca em Caçador

Um homem foi morto com um golpe de faca...

Comércio da região altera funcionamento no feriado

O próximo sábado, 7 de setembro, é feriado nacional...

Ônibus da dupla João Neto & Frederico sofre acidente

Na madrugada desta sexta-feira (06), um ônibus da dupla...

Celesc esclarece problemas após implementar novo sistema comercial

A Celesc divulgou um comunicado oficial em resposta ao...

Outros Tópicos Interessantes