Foto: Solon Soares / Arquivo / AgênciaAL
Colombos Salles, ex-governador de Santa Catarina, morreu no final da tarde desta terça-feira (14), aos 97 anos. Ele estava no apartamento da família, no Centro de Florianópolis. O político deu nome à ponte que liga a Ilha de Santa Catarina ao Continente, além de escolas e ginásios de esporte. A causa da morte não foi divulgada, mas em outubro, Salles foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, por infecção urinária e edemas pulmonares.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Colombo Machado Salles deixou viúva a ex-primeira dama Dayse Werner Salles. O ex-governador deixa três filhos, o engenheiro Marcelo Salles, o dentista Bertoldo e a filha Maria José. Detalhes sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
O atual governador, Jorginho Mello (PL), lamentou a morte de Colombo Salles, destacando sua contribuição para o estado. O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias em sua memória, aguardando uma manifestação da família para prestar todas as honras militares.
Natural de Laguna, Colombo Salles, engenheiro civil brilhante, governou Santa Catarina entre 1971 e 1975, filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Antes disso, ele foi administrador de Brasília, equivalente a governador do Distrito Federal, e comandou o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS).
A gestão de Colombo Salles foi marcada por grandes realizações na área de infraestrutura, com investimentos significativos na modernização da rede de comunicações e saneamento. Durante seu governo, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) foi criada. Uma de suas principais obras foi a construção da segunda ponte de ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente, que recebeu seu nome, quando ainda era possível homenagear pessoas em vida dando o seu nome à obras públicas.
Veja também
Hemosc precisa de doações de sangue em todo o Estado
Portal com imagens dos criminosos mais procurados de SC é lançado
Cirurgias de quadril de alta complexidade são realizadas no Hospital Salvatoriano Divino Salvador
Após sua passagem pelo poder, Colombo Salles dedicou-se ao ensino, lecionando Engenharia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se aposentou em 1992. Sua trajetória política foi marcada pelo Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que visava à integração regional do estado, com 500 quilômetros de estradas, resultando na modernização da rede de comunicação e na criação de 85 mil linhas telefônicas.
Nossas Redes Sociais
Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na BR-101 em Garuva, no Norte de…
Urupema, município da Serra de Santa Catarina, que chega a registrar média de 50 geadas…
Um trágico acidente resultou na morte de duas pessoas. O taxista Lucas Alex Benetti, de…
A retaliação da China ao tarifaço dos Estados Unidos pode ser uma oportunidade para o…
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (05), demonstra que a massa de ar…
This website uses cookies.