Foto: Divulgação
Em 2024, Santa Catarina registrou 17.185 denúncias de violência contra a mulher por meio do número 180, principal canal de denúncias do governo federal. O número é um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 14.875 denúncias. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina informa que, no total, 96.481 casos de violência doméstica foram registrados em 2023.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Quando as denúncias são recebidas, as informações são reunidas e encaminhadas a Santa Catarina.
O delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, explica que, após a chegada dos dados, as delegacias abrem inquéritos para investigar os crimes. Caso a denúncia tenha menos detalhes, a polícia realiza uma verificação de procedência.
“A mulher acaba sendo demandada para prestar depoimento com o apoio das psicólogas policiais. Também ouvimos vizinhos e verificamos vídeos de câmeras de segurança, quando disponíveis,” explica o delegado Gabriel.
Santa Catarina implementou um Sistema Único de Denúncias, que utiliza inteligência artificial. Esse programa encaminha automaticamente a denúncia à delegacia responsável pelo caso.
Veja também
Governo suspende linhas de crédito do Plano Safra devido à falta de recursos
Sorteio da Champions apresenta dois clássicos regionais
Além disso, o estado oferece o número 181, WhatsApp Denúncia e formulários na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC, para facilitar o acesso das mulheres ao sistema de denúncia.
“Temos ações realizadas pela psicologia da Polícia Civil para ajudar as mulheres a criarem coragem e denunciarem,” afirma Gabriel.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmou uma parceria com entregadores de aplicativos, como motoboys, para identificar quando a mulher precisa de ajuda.
Eles serão treinados para reconhecer o “Sinal Vermelho”, um código que a vítima pode fazer com a mão para sinalizar que está em situação de violência doméstica.
Quando o entregador identificar o sinal, ele entra em contato com a polícia.
Renata Gil, conselheira do CNJ, explica: “O entregador faz o contato com o 190 e informa a localização, permitindo uma resposta rápida das autoridades”.
A denúncia pode ser feita de várias formas:
As ações visam fortalecer a rede de apoio e garantir que as vítimas de violência doméstica possam encontrar ajuda de forma rápida e segura.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.