Estado

Número de denúncias de violência contra a mulher cresce 15,5% em 2024

Em 2024, Santa Catarina registrou 17.185 denúncias de violência contra a mulher por meio do número 180, principal canal de denúncias do governo federal. O número é um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 14.875 denúncias. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina informa que, no total, 96.481 casos de violência doméstica foram registrados em 2023.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Quando as denúncias são recebidas, as informações são reunidas e encaminhadas a Santa Catarina.

O delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, explica que, após a chegada dos dados, as delegacias abrem inquéritos para investigar os crimes. Caso a denúncia tenha menos detalhes, a polícia realiza uma verificação de procedência.

“A mulher acaba sendo demandada para prestar depoimento com o apoio das psicólogas policiais. Também ouvimos vizinhos e verificamos vídeos de câmeras de segurança, quando disponíveis,” explica o delegado Gabriel.

Sistema único de denúncias

Santa Catarina implementou um Sistema Único de Denúncias, que utiliza inteligência artificial. Esse programa encaminha automaticamente a denúncia à delegacia responsável pelo caso.

Veja também

Governo suspende linhas de crédito do Plano Safra devido à falta de recursos

Sorteio da Champions apresenta dois clássicos regionais

Além disso, o estado oferece o número 181, WhatsApp Denúncia e formulários na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC, para facilitar o acesso das mulheres ao sistema de denúncia.

“Temos ações realizadas pela psicologia da Polícia Civil para ajudar as mulheres a criarem coragem e denunciarem,” afirma Gabriel.

Ações inovadoras no combate à violência

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmou uma parceria com entregadores de aplicativos, como motoboys, para identificar quando a mulher precisa de ajuda.

Eles serão treinados para reconhecer o “Sinal Vermelho”, um código que a vítima pode fazer com a mão para sinalizar que está em situação de violência doméstica.

Quando o entregador identificar o sinal, ele entra em contato com a polícia.

Renata Gil, conselheira do CNJ, explica: “O entregador faz o contato com o 190 e informa a localização, permitindo uma resposta rápida das autoridades”.

Como denunciar

A denúncia pode ser feita de várias formas:

  • ligando para o 190 e pedindo ajuda como se fosse um pedido de delivery;
  • utilizando a Central de Atendimento à Mulher (180);
  • acessando a Delegacia Virtual; ou
  • através do Disque Denúncia 181, que também aceita denúncias anônimas.

As ações visam fortalecer a rede de apoio e garantir que as vítimas de violência doméstica possam encontrar ajuda de forma rápida e segura.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina com áreas de instabilidade ainda presentes

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (04) indica que o dia segue nublado…

3 horas ago

Caçador sedia 7ª Conferência das Cidades nesta quarta

A Prefeitura de Caçador promove nesta quarta-feira, 4 de junho, a 7ª Conferência das Cidades,…

3 horas ago

Programas da Prefeitura de Tangará

Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Tangará que vão ao ar pela Rádio Tangará…

4 horas ago

Programas da Câmara de Vereadores de Ibiam

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de Ibiam que vão ao ar pela…

4 horas ago

Videira conquista pódios no Circuito Scherer de Xadrez Rápido

A equipe de Videira marcou presença em uma etapa histórica do Circuito Scherer de Xadrez…

5 horas ago

Capinzal lança programa voltado à pessoa idosa

Em um evento marcado por emoção e integração, a Prefeitura de Capinzal lançou oficialmente no…

5 horas ago

This website uses cookies.