Ícone do site PortalRBV

Pesquisa aponta que 70% das famílias em Santa Catarina estão endividadas

Pesquisa aponta que 70% das famílias em Santa Catarina estão endividadas

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom

O maior motivo de estresse entre os brasileiros está ligado às dívidas financeiras. Mais do que a falta de dinheiro, a desorganização e o mau planejamento agravam o endividamento das famílias. Em Santa Catarina, os índices de inadimplência são menores que a média nacional, mas ainda preocupam, com70,2% das famílias catarinenses estão endividadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Pesquisa da Fecomércio SC mostrou que, em março, 21,3% da população estava inadimplente, com uma queda pelo terceiro mês consecutivo e abaixo da média histórica de 22%.

Segundo um levantamento recente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 51% dos brasileiros enfrentam alto nível de estresse financeiro. Entre esses, 59% não têm nenhuma reserva para emergências e 71% gastam mais do que recebem todos os meses.

Famílias endividadas vivem situações de estresse financeiro que dificultam o planejamento do futuro.

Marcelo Pedroso, líder da XP em Santa Catarina, explica que o estresse financeiro elevado está diretamente ligado ao endividamento, que piora com a facilidade de crédito, juros altos e falta de planejamento adequado.

“Esse cenário é reflexo de uma questão socioeconômica complexa e afeta não apenas a saúde mental e o bem-estar individual, mas também o equilíbrio familiar e os projetos de longo prazo”, destaca.

Para Pedroso, o caminho para reverter essa situação começa com um bom planejamento financeiro. Ele recomenda criar uma pequena reserva de emergência e adotar hábitos de controle de gastos para obter maior estabilidade econômica.

A disciplina e a organização são fundamentais para garantir autonomia financeira. “Se você ainda não investe, a jornada começa com a construção de uma reserva de emergência. O primeiro passo é definir o valor necessário para atingir essa segurança”, orienta.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile