Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Polícia Científica lança ferramenta de monitoramento dos casos de violência contra a mulher

A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida no início do ano, agora conta com um novo painel

O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, anunciou mais um reforço na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida pelo órgão pericial no início do ano, agora conta com um novo painel voltado ao monitoramento dos crimes de violência contra a mulher no estado. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 06, à vice-governadora Marilisa Boehm, ao secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e representantes das forças de segurança.

Grande conhecedora do tema, a delegada de polícia e vice-governadora Marilisa Boehm reconhece os benefícios diretos da ferramenta para o mapeamento das ocorrências e no levantamento de fatos relevantes sobre a violência contra a mulher. Marilisa Boehm destaca que os dados coletados também servirão de base ao secretário da Segurança Pública para implementar treinamentos com os psicólogos, conselho tutelar e toda a rede de proteção da

“Vamos investir mais em treinamento dos conselhos tutelares, Polícia Civil, psicólogos, em educação, em prevenção. Ao mesmo tempo, é preciso fortalecer junto à população a importância de se fazer o boletim de ocorrência e denunciar, visto que a subnotificação é prejudicial nesse processo estratégico. Para isso, precisamos esclarecer melhor essa questão às pessoas, para que conheçam os serviços públicos de atendimento e saibam que existem locais onde vítimas são amparadas e acolhidas”, explica.

Publicidade

O secretário da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, elogiou a iniciativa da Polícia Científica, destacando sua importância no combate à criminalidade e no fortalecimento da integração com todas as forças de segurança. “É a ciência que vai nos apontar caminhos. Quase sempre estarmos trabalhando com as consequências, por isso, devemos enfrentar as causas para reduzir as estatísticas de violência contra a mulher, que eu diria que são vergonhosas e não condizem com Santa Catarina e o restante dos demais indicadores criminais do Estado”, pontuou.

Coleta de dados

O diretor de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, perito Tulio Leal Correa, explica que a instituição se encontra em uma posição estratégica para obtenção de dados no combate à violência contra a mulher, uma vez que para a materialização do delito é necessário o exame pericial. “Com estrutura mais concentrada e o uso do sistema interno da PCI – SiRSAELP, que funciona em complementação ao Sistema Integrado de Segurança Pública, conseguimos avaliar o comparecimento ou não das vítimas, sua faixa etária, bem como transformar em inteligência os resultados dos exames, possibilitando ao órgão fomentar o debate sobre prevenção”, destaca.

Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, são dados extremamente relevantes para os tomadores de decisão, para quem implementa as políticas de Segurança Pública. Por isso, agradeceu o apoio da vice-governadora e do secretário Paulo Cezar Oliveira, e parabenizou a equipe da diretoria de Tecnologia e Inovação da PCI por mais essa conquista significativa, tanto ao aprimoramento da gestão interna quanto para subsidiar ações estratégicas.

“Com o lançamento de mais um dos painéis do nosso Criminal Data, focado em reunir e qualificar os dados estatísticos das nossas ocorrências envolvendo crimes contra a mulher, a Polícia Científica reafirma seu compromisso com a sociedade catarinense e com o uso da ciência para promoção da Justiça”, conclui.

Fonte:
Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bombeiros de Videira conquistam 1º lugar na categoria Standart no Desafio Nacional de Trauma

A equipe CBMSC Alfa Videira representou Santa Catarina de...

Previsão do tempo: Quinta-feira marcada por climas diferentes conforme a região

A quinta-feira (30) será marcada por tempo instável em...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 117/2025 Pregão Eletrônico n. 55/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Celesc explica quedas e picos de energia em bairros de Videira

Várias quedas e picos de energia foram percebidos por...

Mulher é presa por furto de R$ 500 em alimentos e chocolates no Oeste

Na tarde de terça-feira, dia 28, uma mulher foi...

Mais Lidas da semana

Homem em surto invade escola em SC e gera pânico entre alunos e professores

Na noite desta terça-feira (22), um homem em surto...

Mais de 50 corpos são levados à praça após ação policial no Rio de Janeiro

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do...

Laudo aponta causa da morte de modelo catarinense e filha no Rio

A modelo catarinense Lidiane Aline Lorenço, de 33 anos,...

Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente em Lages

Uma idosa morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas...

Duas pessoas são presas por suspeita de causar intoxicação por refrigerante em Santa Cecília

Duas pessoas foram detidas nesta quinta-feira (23) sob suspeita...

Outros Tópicos Interessantes