Rádios RBV

Menu

Polícia Científica lança ferramenta de monitoramento dos casos de violência contra a mulher

A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida no início do ano, agora conta com um novo painel

Fonte:
Secom

O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, anunciou mais um reforço na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida pelo órgão pericial no início do ano, agora conta com um novo painel voltado ao monitoramento dos crimes de violência contra a mulher no estado. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 06, à vice-governadora Marilisa Boehm, ao secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e representantes das forças de segurança.

Grande conhecedora do tema, a delegada de polícia e vice-governadora Marilisa Boehm reconhece os benefícios diretos da ferramenta para o mapeamento das ocorrências e no levantamento de fatos relevantes sobre a violência contra a mulher. Marilisa Boehm destaca que os dados coletados também servirão de base ao secretário da Segurança Pública para implementar treinamentos com os psicólogos, conselho tutelar e toda a rede de proteção da

“Vamos investir mais em treinamento dos conselhos tutelares, Polícia Civil, psicólogos, em educação, em prevenção. Ao mesmo tempo, é preciso fortalecer junto à população a importância de se fazer o boletim de ocorrência e denunciar, visto que a subnotificação é prejudicial nesse processo estratégico. Para isso, precisamos esclarecer melhor essa questão às pessoas, para que conheçam os serviços públicos de atendimento e saibam que existem locais onde vítimas são amparadas e acolhidas”, explica.

- Publicidade -

O secretário da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, elogiou a iniciativa da Polícia Científica, destacando sua importância no combate à criminalidade e no fortalecimento da integração com todas as forças de segurança. “É a ciência que vai nos apontar caminhos. Quase sempre estarmos trabalhando com as consequências, por isso, devemos enfrentar as causas para reduzir as estatísticas de violência contra a mulher, que eu diria que são vergonhosas e não condizem com Santa Catarina e o restante dos demais indicadores criminais do Estado”, pontuou.

Coleta de dados

O diretor de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, perito Tulio Leal Correa, explica que a instituição se encontra em uma posição estratégica para obtenção de dados no combate à violência contra a mulher, uma vez que para a materialização do delito é necessário o exame pericial. “Com estrutura mais concentrada e o uso do sistema interno da PCI – SiRSAELP, que funciona em complementação ao Sistema Integrado de Segurança Pública, conseguimos avaliar o comparecimento ou não das vítimas, sua faixa etária, bem como transformar em inteligência os resultados dos exames, possibilitando ao órgão fomentar o debate sobre prevenção”, destaca.

Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, são dados extremamente relevantes para os tomadores de decisão, para quem implementa as políticas de Segurança Pública. Por isso, agradeceu o apoio da vice-governadora e do secretário Paulo Cezar Oliveira, e parabenizou a equipe da diretoria de Tecnologia e Inovação da PCI por mais essa conquista significativa, tanto ao aprimoramento da gestão interna quanto para subsidiar ações estratégicas.

“Com o lançamento de mais um dos painéis do nosso Criminal Data, focado em reunir e qualificar os dados estatísticos das nossas ocorrências envolvendo crimes contra a mulher, a Polícia Científica reafirma seu compromisso com a sociedade catarinense e com o uso da ciência para promoção da Justiça”, conclui.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável em todas as regiões

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Polícia Civil de Lebon Régis prende acusado de diversos furtos

A Polícia Civil de Lebon Régis cumpriu mandado de...

Igreja Matriz de Videira passa por restauração da pintura externa

A Igreja Matriz Imaculada Conceição de Videira está passando...

Ladrão furta casa de carnes durante a madrugada em Herval d´Oeste

Um indivíduo furtou dinheiro do caixa e um aparelho...

Briga entre torcedores do Flamengo e Peñarol gera tumulto e tiro

Na manhã desta quinta-feira, uma confusão entre torcedores do...

Mais Lidas da semana

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Veículo capota e ninguém é encontrado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes