Rádios RBV

Menu

Polícia Militar de SC encerrará uso de câmeras corporais

A decisão, que aguarda a assinatura do comandante geral, coronel Aurélio Pelozato da Rosa, inclui o recolhimento das câmeras e o estudo de alternativas tecnológicas

Fonte:
Silvia Zatta/ NSC Total

A Polícia Militar de Santa Catarina vai encerrar o uso de câmeras corporais, uma medida recomendada pelo Estado-Maior da corporação e que aguarda apenas a assinatura do comandante geral, coronel Aurélio Pelozato da Rosa. O programa, iniciado em 2019 em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi o primeiro no Brasil a utilizar essa tecnologia, mas enfrenta problemas operacionais e falta de recursos financeiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O despacho determina o recolhimento das câmeras e o início de um estudo para buscar “soluções tecnológicas mais adequadas” e alternativas de financiamento para um novo programa.

O coronel Jailson Franzen, chefe do Estado-Maior da PMSC, citou problemas como a falta de manutenção dos equipamentos, armazenamento inadequado de imagens e instabilidade no funcionamento das câmeras como motivos para o encerramento do programa.

Veja também

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Policial militar é morto a tiros no Centro de Criciúma

Recentemente, o setor de tecnologia da PMSC foi convidado pelo Ministério da Justiça a participar de um Grupo de Trabalho para discutir um modelo nacional de monitoramento por câmeras corporais.

Santa Catarina, que possui a maior cobertura de câmeras corporais do país, com 2.245 unidades operantes para 8.776 policiais, tem sido pioneiro e abrangente no uso dessa tecnologia.

Internamente, já havia discussões sobre a obsolescência do projeto. Sendo que em março, o coronel Alessandro José Machado mencionou a necessidade de um novo modelo devido aos custos de manutenção e problemas técnicos.

Em junho, a PMSC não respondeu sobre o andamento da análise para um novo modelo, e o projeto tornou-se pouco transparente.

A decisão de encerrar o uso das câmeras já gera debates, com alguns policiais mostrando resistência e outros defendendo a importância do programa.

Veja o despacho

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança é atropelada em bairro de Videira

Uma criança foi atropelada no início da tarde desta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Valmor de Deus lamenta a partida de padre Wilson Maiorki

A Diocese de Caçador está de luto com a...

Obra da ponte em Rio das Antas avança com nova etapa

A obra da ponte sobre o Rio do Peixe...

Final do Veteranos de Videira é neste domingo no estádio Luiz Leoni

O Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos de Videira,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Manifestação pedirá justiça pela morte de Vanessa Martins

A família de Vanessa Martins, jovem de 23 anos...

Outros Tópicos Interessantes