Polícia Militar de SC encerrará uso de câmeras corporais

A decisão, que aguarda a assinatura do comandante geral, coronel Aurélio Pelozato da Rosa, inclui o recolhimento das câmeras e o estudo de alternativas tecnológicas

A Polícia Militar de Santa Catarina vai encerrar o uso de câmeras corporais, uma medida recomendada pelo Estado-Maior da corporação e que aguarda apenas a assinatura do comandante geral, coronel Aurélio Pelozato da Rosa. O programa, iniciado em 2019 em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi o primeiro no Brasil a utilizar essa tecnologia, mas enfrenta problemas operacionais e falta de recursos financeiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O despacho determina o recolhimento das câmeras e o início de um estudo para buscar “soluções tecnológicas mais adequadas” e alternativas de financiamento para um novo programa.

Publicidade

O coronel Jailson Franzen, chefe do Estado-Maior da PMSC, citou problemas como a falta de manutenção dos equipamentos, armazenamento inadequado de imagens e instabilidade no funcionamento das câmeras como motivos para o encerramento do programa.

Veja também

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Policial militar é morto a tiros no Centro de Criciúma

Recentemente, o setor de tecnologia da PMSC foi convidado pelo Ministério da Justiça a participar de um Grupo de Trabalho para discutir um modelo nacional de monitoramento por câmeras corporais.

Santa Catarina, que possui a maior cobertura de câmeras corporais do país, com 2.245 unidades operantes para 8.776 policiais, tem sido pioneiro e abrangente no uso dessa tecnologia.

Internamente, já havia discussões sobre a obsolescência do projeto. Sendo que em março, o coronel Alessandro José Machado mencionou a necessidade de um novo modelo devido aos custos de manutenção e problemas técnicos.

Em junho, a PMSC não respondeu sobre o andamento da análise para um novo modelo, e o projeto tornou-se pouco transparente.

A decisão de encerrar o uso das câmeras já gera debates, com alguns policiais mostrando resistência e outros defendendo a importância do programa.

Veja o despacho

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta/ NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Carro atinge muro de residência e veículo estacionado no bairro Santos Dumont em Videira

Um acidente de trânsito registrado na manhã deste sábado...

Uma em cada cinco gestantes não completa pré-natal no Brasil

Embora a maioria das gestantes no Brasil consiga iniciar...

Motociclista fica ferido após colisão entre moto e carro na SC-355 em Videira

Um motociclista de 22 anos ficou ferido após um...

Meio-Oeste terá Dia das Mães gelado com chance de geada e temperaturas próximas de 0°C

O Dia das Mães será marcado por temperaturas baixas...

Lions Clube Amigos do Servir promove feijoada beneficente

O Lions Clube Amigos do Servir promove no dia...

Abrigo temporário será aberto durante onda de frio intenso

Com a chegada da primeira frente fria mais intensa...

Serra catarinense registra chuva congelada neste sábado

A Serra catarinense amanheceu sob forte frio neste sábado...

Programa da CASAN leva mais saneamento básico a Ibiam

A CASAN iniciou nesta semana as vistorias do Programa...