Rádios RBV

Praia de SC é a mais poluída do Brasil

A pesquisa analisou 306 praias em 201 municípios, revelando que todas tinham resíduos plásticos e microplásticos estavam presentes em 97% delas

Fonte:
Silzia Zatta | Portal RBV | Com informações de NSC Total

Uma nova pesquisa identificou a praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, como a mais poluída do Brasil. O estudo foi realizado pela ONG Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP. Entre abril de 2022 e agosto de 2023, a pesquisa analisou 306 praias em 201 municípios, abrangendo todo o país. Uma equipe rotativa de 100 voluntários, incluindo cientistas e engenheiros, participou da expedição.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Este estudo é pioneiro, pois mapeou a poluição por plástico em toda a costa brasileira, revelando um cenário alarmante. Até esta pesquisa os estudos sobre microplástico no Brasil haviam sido feitos apenas nas regiões Sudeste e Nordeste.

As áreas de estudo foram cuidadosamente delimitadas, evitando interferências como barracas e entradas de praia.

Veja também

Secretaria de Iomerê lança campanha contra sacolas plásticas

Mais de 54 mil candidatos participam do superconcurso de educação em SC

Para a coleta de macrorresíduos, foram estabelecidas quatro seções de 5 metros de largura ao longo de 100 metros.

Já a coleta de microplásticos foi feita em 12 quadrados de 0,25 metros quadrados, utilizando peneiras de malhas específicas e água.

Resultados

Todas as praias analisadas, do Norte ao Sul do Brasil, continham resíduos plásticos, e microplásticos estavam presentes em 97% delas.

Dos resíduos coletados, 91% eram plásticos. Desses, 61% eram itens descartáveis, como tampas de garrafa.

Curiosamente, os canudos, frequentemente criticados, representaram apenas 2,15% do total de resíduos.

“Embora sejam frequentemente destacados como um grande vilão dos descartáveis, os canudos representam apenas 2,15% dos resíduos encontrados nas praias brasileiras. Outros tipos de plástico, como os filtros de cigarro, são mais predominantes e contribuem significativamente para a poluição”, informa o relatório.

Posicionamento do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) considerou a praia do Pântano do Sul própria para banho com base em critérios sanitários, que separam as análises de qualidade da água da presença de microplásticos.

O IMA monitora a balneabilidade para garantir a segurança dos banhistas, mas reconhece que ainda não há regulamentação específica sobre microplásticos na legislação brasileira.

Confira a nota na íntegra

“O monitoramento da balneabilidade que o IMA faz segue os critérios de balneabilidade em águas brasileiras, exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e tem o objetivo de informar aos banhistas os pontos considerados seguros, do ponto de vista sanitário, também serve para auxiliar os gestores municipais na área de saneamento básico, na tomada de decisões sustentáveis e em relação à necessidade de se investir em ações voltadas ao esgotamento sanitário, sejam elas estruturais ou estruturantes, preventivas ou corretivas.

A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Portanto, são análises diferentes. O monitoramento realizado pelo IMA considera, em especial, a qualidade sanitária das águas buscando informar aos usuários a propriedade ou impropriedade, do ponto de vista sanitário”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Presidente da OAB/SC visita quatro cidades do Meio-Oeste

O novo presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli,...

Maxiplast investe R$ 10 milhões com foco na linha Big Bag

A Maxiplast Embalagens, uma das principais referências nacionais em...

Polícia Militar age contra agressor armado em caso de violência doméstica

Na noite de domingo (06), no Distrito de Taquara...

Videira registra 118 casos confirmados de dengue

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria Municipal...

Bingo da APAE de Rio das Antas acontece neste sábado (12)

A APAE de Rio das Antas está convidando toda...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC

A colheita do pinhão começou oficialmente em Santa Catarina...

Tomate sobe 73,78% e afeta o custo do mercado em Videira

A forte alta no preço do tomate, que subiu...

Outros Tópicos Interessantes