Rádios RBV

Menu

Projeto de Hidrogênio Verde da Celesc está 40% concluído

A tecnologia promete diversas vantagens, como sustentabilidade, escalabilidade, segurança e versatilidade.

Fonte:
Celesc

De olho nas tendências de inovação e sustentabilidade, Projeto de Hidrogênio Verde (H2V) da Celesc está 40% concluído. Executado em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o projeto de Pesquisa & Desenvolvimento visa uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa foi lançada em agosto de 2023 com o objetivo de desenvolver uma microrrede isolada com sistema especialista de gerenciamento energético em corrente contínua.

- Publicidade -

Com investimento total de R$ 9,25 milhões e prazo de execução de três anos, integra uma planta fotovoltaica, sistema de armazenamento de energia por baterias, além da produção, armazenamento e geração de energia elétrica por hidrogênio.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o projeto representa um marco tecnológico para a Celesc e um passo fundamental na transição energética do Brasil.

“Nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade é refletido em cada etapa desta iniciativa, que promete não apenas reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, mas também abrir novas possibilidades para a geração de energia limpa em todo o país”, diz.

Veja também

Dicas para reduzir o valor da conta de energia elétrica no inverno

Conta de luz fica mais barata com retorno da bandeira verde

O  diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder, afirma que, embora a produção de hidrogênio já seja bem conhecida e utilizada na Europa, o projeto da Celesc representa um avanço significativo no Brasil.

“A replicação da metodologia desenvolvida poderá promover a gestão energética nacional, oferecendo um novo meio de geração de energia limpa e renovável”, diz.

Processo

A microrrede em desenvolvimento será implantada na área rural do município de Faxinal dos Guedes, onde está localizada a Usina Hidrelétrica Celso Ramos, ampliada pela Celesc Geração em 2021.

O município foi escolhido por sua boa incidência de luz solar, essencial para geração de energia fotovoltaica, que será a responsável pela geração de hidrogênio verde.

O gerente do Departamento de Operação e Manutenção da Celesc, Igor Kursancew Khairalla, que também é gerente do projeto, explica que a fonte energética é produzida por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, que utiliza corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio da água.

Quando a eletricidade usada nesse processo provém de fontes renováveis, a energia gerada não emite dióxido de carbono, tornando-se uma solução sustentável para a produção de energia.

A tecnologia promete diversas vantagens, como sustentabilidade, escalabilidade, segurança e versatilidade. “Além de não emitir gases poluentes, o hidrogênio verde é um gás leve e armazenável por longos períodos, garantindo segurança energética. Pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos para usos comerciais, industriais ou de mobilidade”, afirma Igor.

Próximos passos

O projeto está caminhando conforme planejado, com aproximadamente 40% de conclusão. Os próximos passos incluem a montagem do sistema da microrrede no PTI, seguido de testes e validações antes da implantação final em Faxinal dos Guedes, prevista para janeiro de 2026.

A microrrede fornecerá energia elétrica para o serviço auxiliar da Usina Celso Ramos, contribuindo para a alimentação de cargas essenciais à planta geradora.

“Com os principais equipamentos validados, estes serão transportados e o sistema da microrrede será montado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Após testes em laboratório e validação da eficácia do sistema, a microrrede será encaminhada para a Usina Celso Ramos”, detalha Igor.

Com a conclusão do projeto-piloto, espera-se que os resultados dessas pesquisas possam ser aplicados em larga escala, beneficiando a população com uma fonte de energia mais limpa e eficiente.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo de SC vai castrar 80 mil animais

O governador Jorginho Mello aprovou o programa Pet Levado...

Acadêmico de Jornalismo mobiliza a comunidade para arrecadar livros

O acadêmico Wagner Severgnini, do curso de Jornalismo da...

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Bombeiro de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao último clipe

Mateus Neto dormiu duas semanas no sofá devido ao...

Mais Lidas da semana

Policiais de folga prendem dois homens em restaurante de Caçador

Por volta das 9h desta terça-feira (10) a Polícia...

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Casos positivos de pneumonia atípica em crianças, ou "pneumonia...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Outros Tópicos Interessantes