Rádios RBV

Menu

Protesto indígena bloqueia SC-155 no Oeste de SC

O protesto, realizado no km 20,3 da rodovia, acontece contra o Projeto de Decreto Legislativo 717/2024, aprovado no Senado

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Na manhã desta segunda-feira, 9 de junho de 2025, indígenas realizaram um protesto pacífico no km 20,3 da SC-155, em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. O trecho da rodovia estadual foi bloqueado intermitentemente por até 40 minutos, com intervalos para liberação do tráfego. A manifestação visa contestar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 717/2024, aprovado recentemente pelo Senado Federal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O PDL 717/2024 propõe a revogação do artigo 2º do Decreto nº 1.775/1996, que regulamenta o procedimento administrativo de demarcação das terras indígenas no Brasil.

Além disso, o projeto suspende os decretos presidenciais que homologaram as terras indígenas

  • Toldo Imbu, em Abelardo Luz, e
  • Morro dos Cavalos, em Palhoça, ambas em Santa Catarina.

A proposta ainda está em análise na Câmara dos Deputados.

Terras indígenas em questão

A Terra Indígena Toldo Imbu abrange uma área de 1.960 hectares e é habitada por 731 membros do povo Kaingang.

Já a Terra Indígena Morro dos Cavalos possui 1.983 hectares e é ocupada por 200 indígenas dos grupos Guarani Mbya e Nhandeva.

Ambas as terras foram homologadas em 2024 e são alvo de contestação devido à aplicação da tese do “marco temporal”, que limita a demarcação a terras que estivessem sob posse ou disputa contínua desde a promulgação da Constituição de 1988.

Posicionamento da Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) classificou o PDL 717/2024 como um “grave retrocesso aos direitos indígenas”, considerando-o uma afronta ao artigo 231 da Constituição Federal de 1988.

A Funai defende que os decretos homologatórios das terras indígenas Toldo Imbu e Morro dos Cavalos são legítimos e amparados pela Constituição, resultantes de processos técnicos criteriosos conduzidos por sua equipe.

Conforme a Constituição Federal de 1988, as terras indígenas são territórios demarcados e protegidos para a posse permanente e o usufruto exclusivo dos povos indígenas.

Essas terras são reconhecidas como patrimônio da União e destinam-se à preservação da cultura, tradições, recursos naturais e formas de organização social dos povos indígenas.

A demarcação é um direito constitucional, visando garantir a autodeterminação e a proteção dos direitos dessas comunidades.

Próximos passos

O PDL 717/2024 segue em tramitação na Câmara dos Deputados, onde será discutido e poderá ser aprovado ou rejeitado.

A mobilização em Abelardo Luz é um reflexo da preocupação das comunidades indígenas e organizações da sociedade civil com os possíveis impactos do projeto sobre seus direitos territoriais e culturais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tradição Italiana: Lasanha à Bolonhesa com massa fresca

A tradição da culinária italiana esteve em evidência em...

Incêndio destrói loja de móveis no centro de Concórdia neste sábado

Na tarde deste sábado (26), um incêndio de grandes...

Atleta sofre ataques racistas nos Joguinhos Abertos em SC

Durante os Joguinhos Abertos realizados em Rio do Sul,...

Homem tem corpo partido ao meio após atropelamento fatal na BR-282

Um atropelamento extremamente violento causou a morte de um...

Jovem é preso com R$ 5 mil em notas falsas após sair dos Correios em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Militar de...

Mais Lidas da semana

Jovens vítimas de acidente fatal na SC-135 são identificadas em Caçador

Foram identificadas as vítimas do grave acidente ocorrido na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Indústrias de SC podem ter demissões em massa com tarifa de 50% dos EUA

Empresas do setor madeireiro e as indústrias de móveis...

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas...

Dois mortos em acidente entre Caçador e Calmon

Na madrugada deste domingo (20), um grave acidente de...

Outros Tópicos Interessantes