Santa Catarina aprova capacitação em Libras para agentes de segurança

A ideia surgiu após um agente de segurança enfrentar dificuldades para socorrer um menino surdo, e depois buscar capacitação em Libras por conta própria

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram, na tarde desta terça-feira (10), o projeto de lei PL 0102/2025, que cria a Política Estadual de Incentivo à Capacitação em Libras para Agentes Públicos de Segurança. A iniciativa tem como objetivo garantir a comunicação inclusiva e melhorar o atendimento a pessoas surdas, mudas e com deficiência auditiva em ocorrências atendidas pelas forças de segurança no estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O autor do projeto, deputado Alex Brasil, explicou que a ideia surgiu a partir de um episódio vivido por um agente de Joinville.

Publicidade

“No atendimento da ocorrência o agente se deparou com uma família com deficiência auditiva. Ele não conseguia se comunicar com a família e nem saber ao certo como socorrer o filho, que precisava de ajuda. Ele levou o menino ao hospital, sem saber do que estava precisando. Depois deste episódio, o agente falou que ele mesmo procurou capacitação em libras, para que diante de uma ocorrência como esta, ele não se sentisse incapaz”.

Este relato motivou a criação de uma política formal, que promova capacitação contínua em Libras para servidores da segurança pública.

Diretrizes da política e objetivos

O projeto estabelece algumas diretrizes principais:

  • fomentar ações de sensibilização sobre a importância da comunicação inclusiva;
  • promover programas de capacitação e formação em Libras para agentes de segurança;
  • estimular a ampliação do número de profissionais capacitados para atuar como interlocutores junto à população com deficiência auditiva; e
  • garantir acesso à informação e atendimento qualificado para esse público.

Além disso, o texto prevê que o Poder Executivo poderá, conforme disponibilidade orçamentária, definir critérios, etapas, metas e mecanismos de monitoramento da implementação da política, garantindo acompanhamento contínuo do impacto da iniciativa.

Próximos passos

Com a aprovação em plenário, a matéria segue agora para a sanção do governador de Santa Catarina.

Após a assinatura, a política passará a valer formalmente no estado, ampliando a inclusão e melhorando a atuação das forças de segurança no atendimento a pessoas surdas ou com deficiência auditiva, fortalecendo a comunicação e o respeito à diversidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência AL

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jogador é atingido por lâmpada durante partida de futsal em SC

Um episódio inusitado marcou uma partida do Campeonato Catarinense...

Queda de avião deixa dois mortos e um ferido

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida após...

RBVerde 2026 mobiliza Santa Catarina e recolhe mais de 17 toneladas de resíduos em ação ambiental

A quinta edição do RBVerde reafirmou sua posição como...

Videira reforça orientações após suspensão preventiva da vacina contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Videira informou que está...

Copa do Mundo pode movimentar mais de R$ 130 milhões em Santa Catarina

A Copa do Mundo de 2026, que será realizada...

CDL e Prefeitura de Caçador promovem 8ª edição da Ponte para o Amor

O clima de romance vai tomar conta do centro...