Ícone do site PortalRBV

Santa Catarina é o 2º estado com mais casamentos homoafetivos no Brasil

Santa Catarina é o 2º estado com mais casamentos homoafetivos no Brasil

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Santa Catarina se destacou em 2023 como o segundo estado brasileiro com maior proporção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, segundo dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A cada 100 uniões civis registradas no estado no último ano, 1,5 envolvia casais homoafetivos. Esse índice coloca Santa Catarina atrás apenas de São Paulo, que apresentou uma proporção de 1,8%.

Outros estados com destaque na proporção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo incluem o Ceará, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Embora o número absoluto de casamentos homoafetivos tenha apresentado leve queda, passando de 524 em 2022 para 523 em 2023, a proporção continua entre as maiores do país.

No recorte catarinense, os dados mostram 220 casamentos entre homens e 303 entre mulheres, mantendo a predominância feminina nas uniões homoafetivas desde 2019.

Segundo o IBGE, “a participação proporcional de casamentos homoafetivos em Santa Catarina é considerada alta em relação ao resto do país”, o que reforça a visibilidade e aceitação social dessas uniões na região.

No Brasil

Em nível nacional, o Brasil somou 11.198 casamentos homoafetivos em 2023, o que representa um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento foi puxado por uma alta de quase 6% nas uniões entre mulheres, enquanto os casamentos entre homens recuaram 4,9%.

No total geral, Santa Catarina contabilizou 35.658 casamentos civis no ano passado, uma pequena alta de 0,1% em relação a 2022. Com isso, o estado ficou na oitava posição do ranking nacional de registros civis.

O resultado contrasta com o cenário nacional, onde houve uma queda de 3% nas celebrações de casamento no mesmo período.

Além disso, dezembro voltou a ser o mês preferido dos catarinenses para casar, seguido de novembro, enquanto fevereiro teve a menor procura.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile