A pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) revelou dados preocupantes sobre a leitura no Brasil. Pela primeira vez desde 2007, mais da metade da população (53%) não leu nem uma parte de um livro nos últimos três meses. O estudo mapeou características como motivação para ler, acesso a livros impressos e digitais, além da intensidade de leitura.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O levantamento também incluiu livros de diversos gêneros, como didáticos e religiosos, com a Bíblia sendo um dos livros mais lembrados.
Segundo Sevani Matos, diretor do IPL, a pesquisa visa identificar os hábitos de leitura e aprimorar políticas públicas. Ele destaca que a pesquisa é um “farol” para enfrentar os desafios na promoção da leitura.
Em relação às regiões do Brasil, o Sul é a que apresenta o maior percentual de leitores, com 53% da população da região lendo livros. No entanto, houve uma queda em relação a 2019, quando esse índice era de 58%.
Apesar disso, o Sul segue na liderança, enquanto o Norte teve a maior redução, de 63% para 48%.
Veja também
WhatsApp libera transcrição de áudios em texto; saiba como usar
Jojo Todynho é a nova “garota propaganda” da Havan
A Região Centro-Oeste foi a única que registrou um leve aumento, passando de 46% para 47%.
Para Matos, os dados são fundamentais para orientar políticas públicas voltadas ao incentivo à leitura no Brasil, levando em conta as características de cada região.
Ele afirma que esse retrato detalhado tem sido essencial para inspirar ações concretas de incentivo ao acesso ao livro, envolvendo tanto a sociedade civil quanto os governos.
Portal RBV nas redes sociais