Ícone do site PortalRBV

SC expande proteção feminina com 26 novas delegacias especializadas

SC expande proteção feminina com 26 novas delegacias especializadas

Foto: Roberto Zacarias /SECOM

O governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira (26) o Programa Catarinas por Elas, iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres em SC. O anúncio ocorreu durante a entrega de um amplo conjunto de viaturas, armamentos e equipamentos de segurança destinados à Polícia Civil, em um investimento que soma R$ 23 milhões aplicados diretamente na Segurança Pública do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante o evento, a vice-governadora Marilisa Boehm destacou a relevância do programa e o compromisso do governo com a proteção feminina.

“O Programa Catarinas por Elas é mais uma ação decisiva para o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. É um ato que também reafirma o compromisso que o governador Jorginho Mello e eu temos com todas as mulheres catarinenses e as que escolheram Santa Catarina para viver”, ressaltou Boehm.

Como parte do programa, o governador confirmou a criação de 26 novas delegacias em todas as regiões de SC de atendimento à mulher, que serão distribuídas conforme o tamanho populacional de cada município.

As cidades maiores receberão estruturas exclusivas para acolher vítimas de violência doméstica, ampliando a rede especializada de proteção.

O delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel, explicou que o modelo de atendimento será reorganizado.

“Cidades com mais de 300 mil habitantes, como Joinville, Florianópolis e Blumenau, passem a ter três delegacias que atendam os vulneráveis, uma exclusivamente para mulheres, uma exclusivamente para crianças e adolescentes e outra exclusivamente para os adolescentes infratores. Então, o trabalho vai ser dividido dentro destas delegacias de polícia”, afirmou o delegado.

Nos municípios com mais de 150 mil habitantes, serão duas delegacias especializadas, e nas cidades acima de 50 mil moradores, haverá unidades focadas em atender, de forma integrada, mulheres, crianças e adolescentes.

Novas viaturas e armamentos

Além das ações de proteção, o governo reforçou o aparato operacional da Polícia Civil.

A corporação recebeu oito viaturas descaracterizadas, 3.080 coletes balísticos, 400 proteções balísticas, 22 kits de arrombamento, 375 carabinas calibre 5,56, 65 fuzis calibre 7,62, 3 fuzis de precisão Kraken e 330 estações de trabalho de alto desempenho.

O governador Jorginho Mello destacou a importância desse reforço.

“A gente está deixando as nossas polícias preparadas, habilitadas e com condições de enfrentar a criminalidade. Nós somos o estado mais seguro do Brasil e precisamos manter isso a qualquer preço. Então, quando a gente pode disponibilizar viaturas, coletes, fuzil, carabina, investimentos que vêm do nosso governo e de emendas parlamentares isso faz toda a diferença”, completou o Governador.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile