Santa Catarina registrou 4.274 inquéritos sobre maus-tratos a animais nos últimos cinco anos, segundo a DPA da Polícia Civil. Para combater essa realidade, a Semae lançou a campanha “Dezembro Verde”, com foco na adoção responsável e no bem-estar animal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O mês de dezembro foi escolhido por coincidir com o Dia Internacional do Direito dos Animais, celebrado em 10 de dezembro.
A época de festas de fim de ano, especialmente dezembro, janeiro e fevereiro, registra aumento no abandono de animais. Muitos tutores abandonam os animais após as festas de Natal e Ano Novo.
O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde destacou a importância da conscientização e da adoção responsável para combater esse comportamento.
De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, maltratar ou abandonar animais é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão.
Veja também
Alesc discute sobre impostos para igrejas, libras e sacolas plásticas
Justiça determina que agroindústria deve aceitar atestados médicos
Segundo o Instituto Pet Brasil em 2023, mais de 184,9 mil animais foram abandonados ou resgatados por maus-tratos em todo o país, e a previsão é que esse número aumente em 2024.
As principais causas do abandono são cadelas prenhas, ninhadas, animais doentes, mudança de domicílio e problemas comportamentais.
A campanha “Dezembro Verde” continuará além deste mês, com foco na adoção responsável e em ações de castração.
Nossas Redes Sociais