SC registra mais de 4 mil casos de maus-tratos a animais em cinco anos

Dezembro Verde busca sensibilizar a população e incentivar a adoção responsável

Santa Catarina registrou 4.274 inquéritos sobre maus-tratos a animais nos últimos cinco anos, segundo a DPA da Polícia Civil. Para combater essa realidade, a Semae lançou a campanha “Dezembro Verde”, com foco na adoção responsável e no bem-estar animal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O mês de dezembro foi escolhido por coincidir com o Dia Internacional do Direito dos Animais, celebrado em 10 de dezembro.

Publicidade

A época de festas de fim de ano, especialmente dezembro, janeiro e fevereiro, registra aumento no abandono de animais. Muitos tutores abandonam os animais após as festas de Natal e Ano Novo.

O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde destacou a importância da conscientização e da adoção responsável para combater esse comportamento.

De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, maltratar ou abandonar animais é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

Veja também

Alesc discute sobre impostos para igrejas, libras e sacolas plásticas

Justiça determina que agroindústria deve aceitar atestados médicos

Segundo o Instituto Pet Brasil em 2023, mais de 184,9 mil animais foram abandonados ou resgatados por maus-tratos em todo o país, e a previsão é que esse número aumente em 2024.

As principais causas do abandono são cadelas prenhas, ninhadas, animais doentes, mudança de domicílio e problemas comportamentais.

A campanha “Dezembro Verde” continuará além deste mês, com foco na adoção responsável e em ações de castração.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Civil divulga foto de foragido condenado por estupro de vulnerável

A PCPR pede ajuda da população para localizar homem condenado por estupro de vulnerável contra criança em Irati.

Arroio Trinta avança com obras de pavimentação e melhorias em estradas rurais

Prefeitura Municipal de Arroio Trinta intensifica trabalhos de pavimentação asfáltica e conservação de vias vicinais em diversas comunidades.

Napoli/Prefeitura de Caçador vence e lidera a Superliga C

O Napoli/Prefeitura de Caçador conquistou mais uma vitória na...

Advogado é conduzido à Delegacia após confusão em comércio de Caçador

Um homem que, conforme informações oficiais, atua como advogado,...

Fogo destrói prédio da UFPE e apaga 20 anos de pesquisas científicas

Um incêndio de grandes proporções destruiu por completo um...

Confira as datas para matrículas e rematrículas nas escolas de Videira

A Secretaria de Educação de Videira estabeleceu o calendário oficial para a renovação de vagas e novos ingressos na rede municipal de ensino.

Polícia apreende 420 garrafas de vinho argentino

Carga de bebidas sem documentação fiscal foi interceptada em um veículo na noite de quarta-feira na região do Oeste catarinense.

Motorista sem habilitação é preso após acidente com embriaguez em Curitibanos

Colisão lateral na SC-120 deixou um ferido e revelou condutor alcoolizado e sem CNH.