Rádios RBV

Menu

SC tem UTIs lotadas por dengue e doenças respiratórias

O Meio-Oeste e Serra tem ocupação de 97,35% no momento, com cinco leitos disponíveis.

Fonte:
NSC Total

A última atualização do painel de leitos da Secretaria do Estado de Saúde (SES) aponta que Santa Catarina tem UTIs lotadas por dengue e doenças respiratórias. Em todo o Estado, 94,99% das vagas dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais estão ocupadas. Ou seja, dos 1.376 leitos ativos, somente 69 estão disponíveis.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Atualmente, a situação mais crítica é na Grande Florianópolis, que tem 99,56% de ocupação, com apenas um leito neonatal disponível. Não há leitos de UTI adulto ou pediátrico disponíveis no momento para quem busca os serviços de saúde da capital e das vizinhas São José e Biguaçu, conforme a atualização do painel na noite de segunda-feira (17).

- Publicidade -

O cenário é semelhante no Oeste do Estado, em que a ocupação é de 98,89% e também há somente um leito de UTI disponível, neste caso, destinado para adultos. Leitos de UTI pediátrica e neonatal da região estão lotados.

A região do Planalto Norte e Nordeste aparece na sequência, com 97,66% de ocupação. Nos hospitais nesta área de abrangência, há sete vagas disponíveis, sendo duas de UTI adulto e cinco de UTI neonatal. Também não há vagas de UTI pediátrica.

O Meio-Oeste e Serra tem ocupação de 97,35% no momento, com cinco leitos disponíveis. São quatro de UTI adulto, um de UTI pediátrica e nenhum de UTI neonatal.

Veja também

Vacinação contra a dengue segue com baixa cobertura em SC

HSDS realiza primeira cirurgia de coluna autorizada pelo SUS

A ocupação dos leitos no Vale do Itajaí está em 95,15%, com 13 leitos disponíveis. Destes, dois são pediátricos e 11 são leitos de UTI neonatal. Não há leitos de UTI adulto disponíveis na região, segundo a última atualização.

Na região da Foz do Rio Itajaí, a taxa de ocupação atinge 92,08% no momento, e há oito leitos disponíveis: seis adultos e dois pediátricos. Os leitos de UTI neonatal estão lotados nos hospitais da localidade.

No Sul do Estado, a ocupação dos leitos de UTI está em 83%, com 34 leitos disponíveis ao todo. São 19 leitos de UTI adulto, cinco leitos de UTI neonatal e dez leitos de UTI pediátrico.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou, em nota, o avanço de doenças respiratórias e da dengue, aliadas a baixa procura por vacinas disponíveis para essas mesmas enfermidades. Além disso, destacou o sistema de regulação e a abertura de novos leitos no Estado. Confira na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, diante do momento sazonal, o aumento nos casos de doenças infecciosas virais identificadas como a dengue e as doenças respiratórias vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado, abrangendo todas as regiões. Cabe ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível para a aplicação nos grupos elegíveis e a da dengue para regiões específicas, no entanto, tem-se observado uma baixa procura pelos imunizantes.

O sistema hospitalar público de Santa Catarina funciona em forma de rede. Quando não há vaga em um hospital, busca-se leito, via Regulação, em outros hospitais, primeiro na região e depois fora dela.

O Governo do Estado tem investido de forma permanente na saúde, um trabalho que vem ocorrendo desde o início da gestão. Desde 2023, já foram abertos 183 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre neonatais (53), pediátricos (50) e adultos (80). Os leitos estão distribuídos nas diversas regiões do Estado. Sendo que 10 leitos adultos foram abertos nesta segunda-feira,17, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O Governo segue atuando para abrir mais leitos.

Essa ampliação da rede vem garantindo o atendimento de todos os pacientes. Ainda, caso não haja disponibilidade no leito SUS, será realizada a compra de leito privado. Importante destacar que desde 2023 mais quatro hospitais da rede privada passaram a realizar atendimentos pelo SUS.

Ressalta-se que na manhã desta terça-feira, 18 de junho, o Painel de Leitos de UTI indica que há, no Estado, 64 leitos de UTI disponíveis, sendo 30 adultos, 11 neonatais e 23 pediátricos. A média geral de ocupação dos leitos é de 95%. Vale ressaltar que esses números estão sujeitos a variações constantes.

Os hospitais da Secretaria de Estado da Saúde são centros de referência para procedimentos de alta complexidade e oferecem acesso porta aberta a todas as especialidades médicas. Consequentemente, é comum que as UTIs tenham uma taxa de ocupação geralmente superior a 80% nos hospitais de grande porte. As unidades possuem capacidade instalada para operar neste modelo.

Lembrando sempre a importância das vacinas, que estão disponíveis para os grupos prioritários, e as metas de vacinação ainda não foram alcançadas. Neste sentido, reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para prevenir os casos graves das doenças.”

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina sem mudanças climáticas

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Polícia Científica desenvolve localizador virtual para recuperar carteira de identidade

Se você perdeu sua carteira de identidade ou conhece...

Jorginho Mello pede licença do cargo para intensificar as campanhas municipais

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decidiu...

Vacina pneumocócica ajuda na prevenção de doenças pulmonares

A vacina pneumocócica é fundamental para a proteção contra...

Polícia Militar inicia nova turma do programa Estudante Cidadão

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início...

Mais Lidas da semana

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Colisão entre carro e trator interrompe a SC-135 em Rio das Antas

Nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, às 18h51,...

Veículo capota e ninguém é encontrado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes