Santa Catarina enfrentará uma forte onda de calor nesta semana, com temperaturas acima de 30°C, chegando perto dos 40°C em algumas regiões. A Defesa Civil e o Inmet emitiram alertas para o estado devido ao calor extremo e à baixa umidade do ar, que podem causar riscos à saúde.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A previsão da Epagri/Ciram indica sol predominante na segunda-feira (9), com aumento de nuvens no litoral e chance de chuva no Sul devido à passagem de uma frente fria no mar.
O vento, de Nordeste a Norte, será fraco a moderado, com rajadas de até 60 km/h no litoral.
Veja também
Fruticultura começa a sentir impactos das mudanças climáticas
SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses
Na terça-feira (10) e quarta-feira (11), o sol continuará predominando, e uma massa de ar seco e quente elevará as temperaturas para até 37°C.
O vento permanecerá na mesma direção, com rajadas fortes no litoral, aumentando a sensação de calor.
Alerta
A Defesa Civil emitiu um alerta válido de segunda-feira (9) até quinta-feira (12), destacando o risco causado pela baixa umidade do ar, especialmente no Oeste catarinense, onde pode ficar abaixo de 20%.
Isso aumenta o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Durante a madrugada, as temperaturas continuarão elevadas, com mais de 20°C em algumas áreas.
O alerta da Defesa Civil também indica risco moderado de calor extremo no Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e parte do Litoral Sul.
O órgão recomenda evitar atividades físicas ao ar livre, ingerir bastante água e umedecer o ambiente para amenizar os efeitos do calor.
Baixa umidade
Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo para a onda de calor em grande parte do estado, válido até terça-feira (10).
Há também alerta para baixa umidade no Oeste e Meio-Oeste, com riscos moderados para a saúde. O instituto reforça as orientações para a população se proteger dos efeitos do calor extremo.
Nossas Redes Sociais