O setor de logística e entregas em Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional, apresentando um crescimento expressivo de 281% no primeiro semestre de 2025. Somente no terceiro trimestre do ano, a elevação nas remessas chegou a 113%, segundo dados recentes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre janeiro e junho deste ano, mais de 35 milhões de mercadorias foram transportadas em todo o Brasil.
Embora o Sudeste continue sendo o principal eixo logístico do país, o avanço da região Sul, especialmente Santa Catarina, chama atenção pelo seu potencial de expansão.
Esses números fazem parte do Mapa da Logística, um levantamento divulgado pela empresa Loggi em 2025, que traz dados atualizados sobre envios e entregas no Brasil a cada trimestre.
Veja também
Levantamento revela perfil da população em situação de rua em Videira
Foragido do sistema prisional é preso após furto a residência em Videira
Na terceira edição do estudo, analisou-se o movimento logístico brasileiro no terceiro trimestre de 2025, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de cinco mil municípios, conectados por uma base de 22 mil empresas de variados setores e regiões.
O levantamento confirma que, no primeiro semestre, o Sudeste liderou como principal rota logística, com destaque para Espírito Santo, que alcançou o segundo maior crescimento no país. Minas Gerais ficou em quinto lugar.
O destaque, no entanto, foi a região Sul. Santa Catarina registrou aumento de 281% no volume de entregas, ficando em primeiro lugar no crescimento nacional. O Rio Grande do Sul ocupou o terceiro lugar, enquanto Goiás ficou em quarto.
Os dados mostram o seguinte ranking de crescimento
- Santa Catarina: 281%;
- Espírito Santo: 175%;
- Rio Grande do Sul: 162%;
- Goiás: 143%;
- Minas Gerais: 86%.
Além disso, Santa Catarina aparece entre os dez estados que mais enviaram produtos no período, na quarta colocação, e está em quinto lugar entre os estados que mais receberam mercadorias. São Paulo lidera essas duas categorias.
No terceiro trimestre, as entregas em Santa Catarina cresceram 113%, impulsionadas principalmente por pequenas e médias empresas. O estado é vice-líder no envio de pacotes por esse segmento, respondendo por 14% das remessas, mais do que o dobro da participação das grandes marcas, que têm 6%.
O estudo revela que os pontos de recebimento de pacotes cresceram 22% em uso na comparação com o segundo trimestre, mostrando a preferência dos consumidores por opções que oferecem maior flexibilidade e praticidade.
Datas comemorativas, como o Dia dos Pais e o Dia do Cliente, impulsionaram significativamente as vendas e entregas para os pequenos negócios, com aumentos de 94% e 68%, respectivamente.
Entre os produtos mais vendidos e enviados na região Sul do país, destacam-se:
- 1º vestuário e moda;
- 2º cosméticos e perfumaria;
- 3º eletrônicos e informática;
- 4º serviços financeiros;
- 5º itens de livraria.