TCE/SC divulga dados sobre preparação dos municípios para desastres

Os dados mostram ainda que 86,1% dos municípios não dispõem de Plano Municipal de Redução de Riscos

A partir desta quarta-feira (29/5), o TCE/SC divulga dados sobre preparação dos municípios para desastres. Informações estão no botão “Meio Ambiente” do Farol TCE/SC, ferramenta de transparência da Instituição, o painel “Prevenção aos Desastres Naturais”.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proposta é facilitar o acesso a informações básicas voltadas especialmente à prevenção e de desastres naturais e ao ordenamento territorial.

Publicidade

No espaço, há ainda dados a respeito das providências adotadas pelas prefeituras para prevenir e mitigar as consequências de desastres naturais de origem hidrológica e geológica.

A ferramenta foi elaborada pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), com apoio da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), em atendimento à demanda da relatoria temática do meio ambiente, realizada em 2023.

“Esse painel pretende ser um instrumento de gestão de política pública, do gerenciamento do risco e ferramenta de controle externo e social sobre um tema dos mais caros para nossa população”, aponta o conselheiro dos processos relacionados ao meio ambiente, José Nei Alberton Ascari, ao destacar que “somos um dos estados da Federação mais atingidos e que mais sofre com os efeitos das chuvas extremas, cada vez mais frequentes e intensas em nosso território”. 

Veja também

SC foi quem mais decretou emergência e calamidade em 10 anos

TCE intima 82 municípios de SC sobre plano contra dengue

As informações, coletadas em 2023, por meio de questionário enviado pelo Tribunal para as prefeituras, no procedimento de fiscalização sobre uso indevido do solo frente aos desastres naturais no Estado (@LEV 23/80020552), mostram, por exemplo, que 54,9% dos municípios não possuem o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Com relação ao cumprimento do art. 42-A do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), o estudo mostra que o Plano Diretor de 75,9% dos municípios não observa as diretrizes da lei, como, por exemplo, planejar ações de intervenção preventiva e realocação de população de áreas de risco de desastre; ou possuir o mapeamento das áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

Os dados mostram ainda que 86,1% dos municípios não dispõem de Plano Municipal de Redução de Riscos. No que diz respeito à fiscalização das áreas de risco, o resultado aponta que 54,6% das cidades catarinenses possuem o serviço, e 42,04% não o possuem.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do painel destaca que os dados refletem a situação de 2023 dos municípios catarinenses e possibilitam medir a evolução dos resultados obtidos à medida que forem atualizados. 

Painéis

Logo na abertura, um mapa revela as áreas de risco de Santa Catarina, mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), em março de 2023. As demais informações estão agrupadas em três categorias: estrutura, preparação e plano diretor:  

  • Estrutura: contempla informações sobre a estrutura do serviço público municipal de defesa civil, tais como o nível hierárquico e a composição da equipe. 
  • Preparação: nessa aba estão disponíveis informações sobre a existência de Fundo Municipal de Proteção e Defesas Civil, de Plano Municipal de Contingência (Plamcon), de Plano de Redução de Riscos e a realização de fiscalização das áreas de risco pelos municípios.  
  • Plano Diretor: esse espaço traz informações sobre a observância do art. 42-A do Estatuto da Cidade na elaboração ou revisão dos planos diretores.  

Em todas as abas, é possível pesquisar por associação de municípios, bem como utilizar o filtro “área de risco” para indicar se o município o possui, segundo o mapeamento realizado pelo SGB.

Fonte:
TCE/SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira terá calor acima dos 30°C antes da chegada de frente fria

Santa Catarina terá uma mudança nas condições do tempo...

“Buchada do Rotary” acontece neste sábado em Caçador

O Rotary Club Sul Contestado, de Caçador, promove neste...

Moradores de seis bairros devem ficar atentos à falta de água nesta quinta

Moradores de diferentes bairros de Videira devem ficar atentos...

Videira Notícias – 26/08/2026

https://www.youtube.com/watch?v=7u5HcrzaC08

Internacional sofre transfer ban da Fifa e fica impedido de contratar

O Internacional foi punido pela Fifa com um transfer...

Epagri abre concurso com 40 vagas e salários de até R$ 16,9 mil em SC

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de...

Judocas de Videira disputam o JUBs 2026 em Goiás

Três atletas da Associação Videirense de Judô (AVJ) estão...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...