Santa Catarina se destaca em segurança pública. Segundo o ranking de Competitividade dos Estados 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria, três cidades do estado estão entre os dez municípios mais seguros do país.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O levantamento considera dados de segurança, qualidade de vida e gestão pública. São Bento do Sul lidera o estado e ocupa a quarta posição nacional, seguida por Palhoça e Biguaçu.
Florianópolis, Blumenau e Concórdia também figuram entre os municípios catarinenses com melhor desempenho em segurança.
No ranking estadual, SC ficou em primeiro lugar como estado mais seguro, superando o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Veja também
Site aponta favoritos para a Copa do Mundo e coloca Brasil em 5º lugar
Videira empossa novo Conselho de Cultura para o biênio 2025-2027
Entre as cidades mais seguras de SC, a lista completa inclui
- São Bento do Sul,
- Palhoça,
- Biguaçu,
- Blumenau,
- Concórdia,
- Jaraguá do Sul,
- Florianópolis,
- Joinville,
- Brusque e
- Criciúma.
São Bento do Sul ganhou destaque por avançar 114 posições em relação à edição anterior.
O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, comentou: “De forma extraordinária, o município avançou 114 posições em relação à edição anterior do ranking, com destaque para a primeira colocação no indicador de mortes por causas indeterminadas e a terceira colocação em mortes violentas intencionais.”
O delegado regional da Polícia Civil, Gil Rafael Ribas, reforçou que os resultados refletem o novo modelo de gestão policial.
“Com foco principalmente em crimes mais graves, seja roubo ou mortes intencionais, nós nos dedicamos a descobrir a autoria e responsabilizar os criminosos, reduzindo sensivelmente esses índices”, disse.
Investimentos em tecnologia, treinamento e apoio da comunidade também contribuíram para os resultados positivos. Associações empresariais e entidades locais colaboram com ações preventivas e políticas públicas de segurança.

