Um fato raro chamou a atenção de banhistas na última segunda-feira (29) em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. Fotos e vídeos viralizaram rapidamente nas redes sociais ao mostrar a presença de um tubarão na Praia da Vila, famosa entre surfistas do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O professor e diretor do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto, identificou o animal como um Isurus oxyrinchus, popularmente conhecido como tubarão-mako ou anequim, uma das espécies mais rápidas do mundo.
“Alguns chegam até águas rasas, não é muito comum, porque ele é mais oceânico”, explicou ao ND Mais.
O especialista também destacou que esse tubarão não representa risco às pessoas.
Veja também
Polícia Civil prende mãe e filho por maus-tratos a animais em SC
Lions Clube Videira Centro realiza Show de Prêmios da Visão com R$ 52 mil em prêmios
“Não há registro de ataques, não tem por que as pessoas se alarmarem. Os Isurus gostam de comer peixes de tamanho médio, então, provavelmente, ele está ali pescando. Mas assusta, pelo porte”, disse Jules.
O filmmaker Higor Carvalho, conhecido por filmar na região, capturou imagens impressionantes do tubarão usando um drone.
“Eu sempre faço gravações utilizando drones em Imbituba. Estava na Praia da Vila filmando, como faço normalmente, quando me deparei com uma agitação de pessoas próximo à faixa de areia. Direcionei o drone para o local para observar e fiz esses registros do animal”, contou Carvalho.
Segundo ele, o tubarão tinha cerca de dois metros e permaneceu próximo à praia por alguns minutos, antes de seguir para o mar aberto.
“Estava muito próximo da faixa de areia, por onde ficou por alguns minutos. Em seguida, foi em direção ao alto mar”, acrescentou.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que um tubarão aparece nessa região. Em 2018, um tubarão juvenil também foi visto próximo à praia e, com ajuda de banhistas, foi devolvido ao mar.