Estado

Varejo catarinense cresce 7,5% em 2024

O comércio varejista de Santa Catarina apresentou um crescimento expressivo de 7,5% no acumulado de 2024, superando a média nacional de 4,5%. Segundo dados do IBGE, divulgados nesta terça-feira (12) o aumento foi impulsionado pela alta nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, que registraram um crescimento de 19,3%. Além disso, os eletrodomésticos também se destacaram, com uma elevação de 15,1%.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Artigos farmacêuticos, cosméticos e produtos de uso pessoal também apresentaram bons desempenhos, com altas de 12,6% e 8%, respectivamente.

O crescimento no comércio de Santa Catarina reflete a boa fase da economia do estado, que mantém a menor taxa de desocupação do país.

O governador Jorginho Mello afirmou que o aumento no número de empregos formais, que somam 130 mil vagas em 2024, tem dado confiança à população para consumir mais.

“A geração de empregos tem garantido que as pessoas consigam comprar bens duráveis como geladeiras, máquinas de lavar e até carros”, destacou Mello.

Veja também

PEC do fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias

Supermercados e farmácias impulsionam alta nas vendas do comércio

Apesar do crescimento em vários setores, alguns segmentos enfrentaram quedas.

Entre janeiro e setembro de 2024, as vendas de materiais de construção caíram 0,8%, os combustíveis e lubrificantes tiveram uma retração de 2,5%, e tecidos, vestuário e calçados apresentaram uma queda de 5,3%.

No cenário nacional, enquanto o comércio varejista ampliado cresceu 4,5%, Santa Catarina ficou acima da média, com 7,5%.

O estado ficou à frente de grandes mercados como São Paulo (+2,5%), Rio de Janeiro (+1,6%) e Minas Gerais (+2%). No entanto, o estado ocupa a 10ª posição no ranking nacional, atrás de algumas unidades federativas de menor porte.

Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, comentou que o crescimento de 7,5% é muito expressivo, considerando a base de comparação alta de 2023.

Ele ressaltou que esse desempenho positivo reflete o bom momento econômico e o otimismo, que tem incentivado o investimento e a criação de novos negócios no estado.

O bom desempenho do comércio catarinense é, portanto, um reflexo de um cenário de crescimento econômico, gerando confiança para consumidores e empresários.

A expectativa é de que o comércio continue apresentando resultados positivos no restante do ano, contribuindo para o fortalecimento da economia do estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e retorno da chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (20) apresenta a formação de uma nova…

3 horas ago

SC intensifica defesa sanitária após foco de Influenza Aviária no RS

Diante da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município…

3 horas ago

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas de oportunidades de trabalho em várias…

4 horas ago

Sessão de Negócios na Unoesc Videira abre espaço para networking empresarial

A Unoesc, universidade comunitária com presença marcante no Oeste de Santa Catarina, promoverá uma Sessão…

4 horas ago

Conflito conjugal leva casal de Calmon à Delegacia

Na madrugada de sábado, 17 de maio, um conflito conjugal mobilizou a Polícia Militar em…

4 horas ago

Selmir Bodanese é reconduzido à presidência do MDB em Rio das Antas

Em uma noite histórica para o MDB de Rio das Antas, a Câmara Municipal foi…

4 horas ago

This website uses cookies.