Voos de balão em Praia Grande retornam com novas regras de segurança

As investigações sobre o acidente seguem em andamento, com a reconstituição já realizada e o laudo pericial em elaboração

Depois de uma pausa forçada por tragédia que causou oito mortes, os voos de balão em Praia Grande (SC) retomam nesta terça-feira (1º), com protocolos de segurança mais rígidos. A suspensão ocorreu após o acidente fatal de 21 de junho, que afetou a comunidade do balonismo no Extremo Sul catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em reunião técnica, a AVIBAQ definiu um protocolo com cerca de 25 medidas, incluindo a presença de dois extintores a bordo, checklist obrigatório antes de cada decolagem e a criação de uma comissão meteorológica formada por quatro a cinco pilotos experientes.

Publicidade

Segundo o presidente Murilo Pereira Gonçalves, “as medidas ainda estão sendo listadas … já tem em torno de 25 itens.” Além disso, o protocolo passa por avaliações e assembleias para ajustes finais.

Praia Grande já sediou mais de 40 mil voos de balão desde 2017. Ao todo, cerca de 30 empresas atuam no setor, com 70 balões em operação e uma média de 6 a 8 mil voos anuais.

Aproximadamente 500 pessoas dependem diretamente dessa atividade, que movimenta a economia local e o turismo.

Investigação

A investigação do acidente avança. Na quinta-feira (26), foi feita a reconstituição do voo, com depoimento do piloto Elves de Bem Crescêncio, análise de destroços e exames periciais.

O laudo tinha prazo de dez dias, mas esse cronograma foi suspenso enquanto novos exames são concluídos. Estima-se que o parecer final saia em até 30 dias.

Tragédia

O balão envolvido no acidente transportava 21 passageiros; 13 sobreviveram, enquanto oito faleceram, entre eles adultos de diferentes idades, como

  • Leandro Luzzi, 33 anos;
  • Andrei Gabriel de Melo, 34 anos;
  • Leane Elizabeth Herrmann, 70 anos;
  • Janaina Moreira Soares da Rocha, 46 anos;
  • Everaldo da Rocha, 53 anos;
  • Juliane Jacinta Sawicki, 36 anos;
  • Leise Herrmann Parizotto, 37 anos;
  • Fabio Luiz Izycki, 42 anos.

A capacidade máxima do balão era de até 27 pessoas ou 2.875 kg.

Acidente com balão em SC: veja como tudo aconteceu e o que se sabe até agora
Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem esfaqueado pela companheira morre no hospital

Um homem esfaqueado pela companheira morreu no Hospital Maice...

Massa de ar polar provoca frio intenso em Santa Catarina

A atuação de uma nova massa de ar polar...

INMET emite alerta de geada e frio de até -5°C em 90 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta...

Jovens de serviços de acolhimento participam de experiências no campo e na indústria em Fraiburgo

Adolescentes atendidos por serviços de acolhimento dos municípios de...

Uniarp promove ação contra violência infantil em Caçador

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Acidente em frente a escola deixa jovem ferido em Fraiburgo

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...