Rádios RBV

Menu

Falta de saneamento em Caçador é tema de estudo

Trabalho reconhecido pelo ministro do Meio Ambiente do Canadá foi apresentado por pesquisador da Uniarp

Fonte:
Ascom Uniarp

Falta de saneamento em Caçador é tema de estudo pelo pesquisador caçadorense Claudio Antonio Klaus Júnior, mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). O trabalho foi apresentado no Ministério do Meio Ambiente do Canadá, estudo este que investiga as disparidades no acesso ao saneamento entre Santa Catarina e a Província de Ontário.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo de Mestrado: “Direito, Saneamento e Sustentabilidade: Uma Análise Comparativa entre Municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil e da Província de Ontário, Canadá à Luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6 e 11”, destaca a importância da pesquisa realizada e coloca Santa Catarina no centro das discussões globais sobre políticas de saneamento e desenvolvimento sustentável.

- Publicidade -

O estudo foi reconhecido pela Ouvidoria do Ministério das Cidades do Brasil e recebeu reconhecimento do Ministro do Meio Ambiente do Canadá, Steven Guilbeault, ressaltando a relevância e o impacto do estudo no cenário internacional.

Veja também

Aulas das Oficinas Culturais retornam no dia 5 de fevereiro em Caçador

Linha de crédito aos produtores de leite chega a R$ 707 milhões

Caçador registra 44 focos do mosquito da dengue em 2024

Mergulhando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6 e 11, o estudo revela uma lacuna crítica: mais de 99% das populações em ambas as regiões têm acesso a água potável, porém há diferenças vastas no tratamento de esgotos. Entre 2019 e 2020, a cobertura da coleta de esgoto no Brasil aumentou ligeiramente de 74,5% para 75,7%. 47,6% da população não tem coleta de esgoto, e apenas 55,8% estão conectados à rede. Enquanto 62,3% dos domicílios têm acesso ao escoamento sanitário, a diferença é notável entre os melhores e piores municípios, com 95,52% de cobertura nos melhores, contra apenas 31,78% nos piores.

Klaus explica que o estudo não é apenas um esforço acadêmico, é um catalisador para a mudança global. “Este estudo coloca Caçador no mapa da pesquisa acadêmica internacional, demonstrando que talentos da nossa cidade estão na vanguarda de questões críticas como o desenvolvimento sustentável e o saneamento global. O estudo já foi devidamente encaminhado para a Câmara de Vereadores, Prefeitura e para a BRK Ambiental (grupo canadense Brookfield)”, relata.

O pesquisador destaca que a análise comparativa entre Santa Catarina e Ontário fornece uma perspectiva essencial sobre os fatores socioeconômicos e políticos que moldam os padrões de saneamento. “Reconhecido pela Ouvidoria do Ministério das Cidades do Brasil, o estudo é elogiado por seu “valor indiscutível” na formação de políticas públicas eficazes no setor de saneamento. Da mesma forma, o Ministro do Meio Ambiente do Canadá recebeu e reconheceu o alinhamento desta pesquisa com o compromisso do Canadá com a sustentabilidade ambiental. Este estudo é um apelo à ação, destacando a necessidade urgente de políticas informadas e investimentos adequados em saneamento. Santa Catarina enfrenta desafios significativos, com mais da metade dos municípios sem serviço de esgoto e muitos sem planos para cumprir a meta de universalização do marco legal do saneamento”, comenta. O estudo pode ser acessado no site: https://scholarlycommons.pacific.edu/mcgeorge-dissertations/3/

Fomento

O pesquisador Cláudio Antônio Klaus Júnior foi contemplado no Edital de Chamada Pública Fapesc/CAPES nº 21/2021 – Credenciamento das Instituições de Ensino Superior com Programas de Pós-Graduação stricto sensu Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias do Estado de Santa Catarina. O edital foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Saiba mais

Claudio Antônio Klaus Júnior é graduado em Relações Internacionais, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), e em Direito, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Também pela Uniarp, tornou-se mestre em Desenvolvimento e Sociedade, etapa cumprida com bolsa pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados, da CAPES, e com período sanduíche na Universidade Iorque, no Canadá.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com chuva e temperaturas diminuem

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense. O...

Monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira

O monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira,...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Videira investe em pavimentação de ruas íngremes com concreto

A Prefeitura de Videira investe em pavimentação de ruas...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes