Rádios RBV

Menu

Deflagrada operação de combate à violência contra a mulher

A iniciativa ocorre no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

Fonte:
Fonte: Secom

A partir desta segunda-feira, 21, as forças de Segurança de Santa Catarina realizarão a operação “Shamar” em combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em Santa Catarina. A iniciativa ocorre no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

A operação “Shamar”, cuja palavra em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”, é uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em Santa Catarina, a coordenação no Estado é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e a operacionalidade será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica. Principalmente por meio das unidades e programas especializados em ações de proteção às mulheres vítimas de violência, como as Delegacias Especializadas, o Programa Polícia Civil Por Elas, a Rede Catarina de Proteção à Mulher e as Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar, entre outras. Nas últimas semanas, reuniões foram feitas para alinhar os trabalhos.

- Publicidade -

Entre as ações serão desencadeadas atividades de inteligência preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Isso inclui atendimentos às vítimas de violência, levantamento de mandados judiciais em abertos específicos de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e cumprimento de mandados de prisão.

Além disso, serão trazidos para o âmbito da operação os procedimentos em andamento nas delegacias, instaurados procedimentos policiais e priorizados os exames periciais das vítimas de violências. Também, estão previstas visitas preventivas às mulheres com medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário, haverá a fiscalização do cumprimento destas medidas por parte de agressores, realizadas palestras de sensibilização com homens agressores, palestras e campanhas educativas, campanhas de divulgação e sensibilização, entre outras ações.

Segundo ressalta o secretário de Estado da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, a prevenção e a repressão à violência contra a mulher são prioridades da Segurança Pública no Estado.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, das forças de Segurança e demais órgão estaduais, tem empreendido diversas ações com vistas a diminuição dos índices de violência e buscando assegurar a devida proteção às mulheres vítimas de violência. Agora, nos engajamos nesta importante mobilização nacional fortalecendo ainda mais os trabalhos na área pelo Estado”, assinala o secretário.

Denúncias

Os trabalhos consistirão também na averiguação de denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48-98844-0011) e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caminhada “Luto Por Elas!” acontece em Videira

Uma caminhada "Luto Por Elas!" acontece em Videira. A...

Previsão do Tempo: Santa Catarina reúne condições para chuva intensa

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Cabeleireiro conta por que atua de forma voluntária no Hospital Maicé

Cabeleireiro conta por que atua de forma voluntária no...

Grupo Passarela está entre os 5 maiores do Estado de Santa Catarina

O Grupo Passarela, proprietário das marcas Passarela Supermercados e...

MP requer a suspensão das atividades da Casa de Semiliberdade de Caçador

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma...

Mais Lidas da semana

Identificada jovem de 18 anos morta em feminicídio em Videira

Foi identificada jovem de 18 anos morta em feminicídio...

Jovem de 18 anos é morta por arma de fogo em Videira

Na madrugada de sexta-feira, dia 5, uma jovem de...

Motociclista morre no centro de Caçador

Um homem de 32 anos, identificado como Gerson Pelentir...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido em Caçador

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido em Caçador...

Aeronave que viajava para Videira desaparece após decolar

Aeronave que viajava para Videira desaparece após decolar na...

Outros Tópicos Interessantes