Foto: Doni Castilho/DFOTOS
A emoção foi intensificada na decisão do 16º Transcatarina com a chuva se fazendo presente no sábado (06). Pilotos e navegadores das categorias Master, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light, largaram sob uma temperatura de 12 graus na cidade de Caçador (SC) rumo ao município de Fraiburgo (SC), a adrenalina subiu rápido e o clima esquentou, afinal, estava em jogo um dos títulos mais cobiçados do Brasil e, portanto, todas as duplas estavam dispostas a brigar por esse troféu.
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Se o clima de uma decisão já é tenso, imagina quando chove! A chuva aumenta o nível dos obstáculos, deixando o terreno extremamente liso e com lama.
O carro espalha, o piloto precisa segurar firme o volante e haja braço. O navegador tem que ficar atento ao hodômetro, porque o pneu gira em falso e perde-se a metragem. Tem que corrigir o equipamento a todo o momento e tudo isso sob a pressão de não perder a referência e nem deixar de cumprir a média de velocidade.
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As chances de errar em uma situação como essa são grandes. Mas, ao que a maioria dos participantes diz: “quanto mais difícil, melhor”.
Para alcançar a cidade de Fraiburgo foram mais 200km de prova, que passaram por fazendas de reflorestamento de eucalipto (cultura predominante na região) e pelos pomares de maçã. E, se a chuva traz emoção à disputa, os imprevistos trazem tensão e preocupação.
E sobre isso Gustavo Schmidt e Thiago Poisl podem falar com propriedade. Eles largaram para a última etapa na liderança da categoria Máster por apenas dois pontos de diferença para Flávio Kath e Rafain Walendowsky. Ou seja, “a guerra” em busca do título estava declarada.
Porém, Gustavo e Thiago tiveram problemas com o aparelho de navegação. E Flávio e Rafain perderam muito tempo para trocar um pneu destalonado – oportunidade que aproximou os demais concorrentes que também estavam na briga pelo pódio. E entre sorte e competência, a agonia só terminou quando o resultado foi oficialmente divulgado e, Gustavo e Thiago declarados campeões do Transcatarina 2024.
“Para vencer o Transcatarina, a dupla tem que andar muito. Desde o primeiro dia entregamos tudo o que podíamos. Somado a isso, mesmo com o problema que tivemos hoje, acelerar na chuva é o nosso forte. E esse foi o melhor grid dos últimos anos na competição”, declarou Gustavo, que se sagrou hexacampeão (2010, 2011 2012 como navegador, e 2021, 2023 e 2024 como piloto).
Na categoria Graduados, o clima já estava mais leve para Rafael Brochier Cardoso e Marcelo Ritter que tornaram-se campeões com 100% de aproveitamento.
“Bati na trave do Transcatarina por duas vezes, sendo que na última, perdi o título na etapa final da competição. Então, essa vitória tem um sabor de reconquista”, lembrou o piloto.
“Faço rally há 11 anos e o Transcatarina foi um divisor de águas para mim. Encontrei uma grande prova, como jamais tinha visto, ganhei muita experiência. Conquistar o título agora é algo extraordinário”, reconheceu ele.
Já na Turismo, o resultado foi mais apertado. E, depois de fazerem uma prova de recuperação, o título veio para Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco.
“Tivemos problemas no carro e não conseguimos terminar o primeiro dia de rally. No segundo, recuperamos um pouco e hoje conseguimos buscar os pontos que faltavam para sermos campeões”, falou o navegador, que ainda destacou a promessa da dupla.
“Essa foi a nossa quarta participação no Transcatarina, e todo o ano temos subido de categoria. Ano que vem, vamos atrás do título da Graduados”.
Outra dupla que teve uma performance irretocável foi Henrique Moraes Leme de Moura e Leonardo Sato, que não deu chances aos adversários.
“Estávamos com muita vontade de vencer, pois por dois anos perdemos o título bem no final. Largamos para a fase final com essa memória, mas dessa vez nada poderia dar errado. E não foi fácil, pois o terreno estava escorregando muito e o carro saia toda hora da trilha. Foi uma etapa bem técnica e exigiu de nós”, disse Henrique.
Para fechar os campeões do Transcatarina 2024, José Carlos Celeski e Leandro Jose Machado foram os melhores da categoria Turismo Light. “Viemos sem pretensão alguma de título. Nosso objetivo maior era nos divertir e adquirir experiência. Portanto, sair daqui com o troféu é gratificante demais”, declarou o piloto.
Fim dos “pegas” das categorias do rally de regularidade, agora, é momento de receber os participantes das categorias de turismo: Adventure 1, 2 e 3, Passeio Radical 1 e 2, e Passeio Expedition. A concentração permanece no Hotel Renar, em Fraiburgo.
Na quarta-feira (10), tem início as aventuras com os 4×4 se espalhando por diversas regiões entre o Vale dos Imigrantes e Vale dos Encantados. E só termina no dia 13, em Jaraguá do Sul.
O 16º Transcatarina é realizado pelo SC Racing, tem a supervisão de FAUESC e conta com o patrocínio de Hotel Renar, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos, TranspoTech, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Lave Bem Tinturaria, Grupo Gratt, Posto Maçã, Rede PMX, Cervejaria Holzbier, FD Display e RH Brasil.
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