As Prefeituras de Caçador e Macieira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, deram um importante passo para resolver um problema antigo que afeta diretamente moradores das comunidades de São Domingos e Tamanduá: a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Pedro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (05) no gabinete do prefeito Alencar Mendes, em Caçador, foi firmada uma cooperação técnica entre os dois municípios. A prefeita Simone Zanella entregou oficialmente o projeto da nova estrutura, elaborado por Macieira, para que Caçador possa dar sequência ao processo licitatório da obra.
A ponte atual, de madeira, está em situação crítica e representa riscos à segurança de quem a utiliza. Mesmo com sua estrutura comprometida, o local continua sendo rota para veículos de moradores e produtores rurais, especialmente para o escoamento da produção agrícola e de reflorestamento da região.
Veja também
Fotógrafa de Caçador conquista prêmio internacional
Bombeiros de Caçador se destacam em competição internacional
Segundo o prefeito Alencar Mendes, a nova ponte terá aproximadamente 40 metros de extensão. A base será composta por pilares e estrutura metálica dimensionada para receber, futuramente, um tablado de concreto. Inicialmente, porém, o piso será de madeira para reduzir os custos.
“O modelo construtivo escolhido é eficiente, durável e, com o tempo, pode ser melhorado com a substituição do tablado por concreto, sem necessidade de alterar a fundação”, explicou o prefeito.
A obra será financiada de forma proporcional pelos dois municípios, considerando a realidade orçamentária de cada um. Enquanto Caçador se responsabiliza pela licitação e execução da obra, Macieira assume o projeto e parte do investimento.
Para a prefeita Simone Zanella, a parceria reflete a união entre os municípios e a importância de atender a demanda da comunidade:
“Essa ponte é essencial para os agricultores e moradores da região. Com esse compromisso conjunto, vamos conseguir finalmente atender a esse pedido antigo da população”, afirmou.
Agora, as equipes técnicas de ambos os municípios trabalham paralelamente na análise do projeto e na formalização do termo de parceria, com o objetivo de lançar a licitação o mais breve possível.
“A união faz a força — e nesse caso, também faz a ponte”, concluiu Alencar Mendes.
Nossas Redes Sociais