Rádios RBV

Menu

Censo animal será realizado em Caçador

Ação vai identificar as características demográficas e epidemiológicas dos animais domiciliados

Fonte:
Redação/PortalRBV e Uniarp

Iniciou neste mês de maio em Caçador, a coleta de dados para o censo animal. O trabalho prossegue até o mês de agosto e visa reunir dados para compreender melhor a população de animais de estimação do município, especialmente cães e gatos. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso desta iniciativa, que tem como principal objetivo identificar as características demográficas e epidemiológicas dos animais domiciliados em Caçador.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Censo Animal, é uma pesquisa do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP, de autoria da estudante Katiane Schmitt. A iniciativa conta com a colaboração ativa de instituições como: Secretaria de Saúde, Secretaria da Agricultura e o curso de Medicina Veterinária da Uniarp.

Os agentes de saúde serão devidamente treinados e irão aplicar os questionários estruturados nas residências. O Centro de Bem-Estar Animal se destacará como um dos pontos fixos de coleta.

Veja também

Prefeitura de Caçador assumirá a responsabilidade pelos cães do Instituto Nina

Outro ponto adicional de coletas de dados do censo animal é o Parque Central José Rossi Adami nos seguintes dias: 19/05 e 26/05, 09/06 e 16/06 e 14/07 e 21/07 das 16h às 19h.

Cada mês terá coletas tanto nos bairros quanto no Centro de Bem-Estar Animal, com dias adicionais de coleta no Parque Central.

A professora Dr.ᵃ Rosana Claudio Silva Ogoshi, do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade explica que a sinergia entre academia e órgãos governamentais evidencia um compromisso conjunto em direção ao avanço do conhecimento científico e ao aprimoramento das condições de vida, tanto dos animais quanto dos cidadãos de Caçador.

“A importância deste censo não pode ser subestimada. As descobertas resultantes terão um impacto significativo em várias áreas, desde o desenvolvimento de programas de controle populacional até a implementação de políticas direcionadas a zoonoses. A compreensão da situação demográfica e de saúde dos animais permitirá às autoridades locais tomar decisões informadas para promover o bem-estar animal e proteger a saúde pública”, destaca.

Formulação de políticas públicas eficazes

O sucesso do Censo Animal depende do envolvimento de toda a comunidade de Caçador. Proprietários de animais de estimação são incentivados a participar respondendo aos questionários de forma honesta e completa. A colaboração de todos é fundamental para garantir que os dados coletados sejam representativos e úteis para a formulação de políticas públicas eficazes. O critério para participar da pesquisa é ser maior de 18 anos, residir em Caçador e será apenas um representante por casa para não ocorrerem respostas duplicadas.

Com base nas conclusões derivadas do Censo Animal, antecipa-se que Caçador esteja capacitado a formular e implementar políticas de cunho estratégico de longo prazo destinadas à promoção do bem-estar dos animais e à salvaguarda da comunidade caçadorense.

Essas políticas englobarão iniciativas como programas de esterilização, campanhas de sensibilização acerca da posse responsável e a adoção de medidas de controle de zoonoses.

A participação da comunidade no censo é o primeiro passo rumo a um futuro mais seguro e saudável para todos os habitantes de Caçador, sejam eles humanos ou animais.

SERVIÇO: Mais informações sobre o censo animal:

katiane.schmitt@uniarp.edu.br

[email protected]

(11) 94133-3208

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com o sol reaparecendo aos poucos

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Prefeitura assina ordem de serviço para retomada das obras do Mercado Público

A Prefeitura assinou nesta terça-feira (10) a ordem de...

Câmara vota novas regras para retirada de medicamentos por terceiros

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou...

Celulares podem ser proibidos nas escolas de todo o Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara...

Visan avança na ampliação da estação de tratamento de água

A segunda etapa da ampliação da Estação de Tratamento...

Mais Lidas da semana

Uma morte e mais quatro feridos após acidente em Lebon Régis

Um grave acidente foi registrado na noite de domingo...

Carro cai em barranco no acesso a Caçador

Carro cai em barranco no acesso a Caçador na...

Incêndio em edificação mobiliza Corpo de Bombeiros em Videira

Um incêndio atingiu uma edificação na Linha Monte Bérico,...

Acidente na SC-355 em Iomerê deixa feridos

Na manhã desta segunda-feira (09), por volta das 9h12,...

Quem é a jovem que morreu após cair de heliponto em SC

A jovem Carol Oliveira, de 22 anos, morreu após...

Outros Tópicos Interessantes