Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Desperdício de água aumenta pelo 6º ano consecutivo no Brasil

Pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que a cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que o desperdício de água potável aumentou pelo sexto ano consecutivo no Brasil. A cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição.

“A gente precisa aumentar os investimentos em saneamento básico no Brasil. Hoje a gente investe em média R$ 82 por habitante por ano. Mas deveríamos estar investindo mais de R$ 200″, alerta Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do instituto responsável pelo estudo.

O volume perdido seria capaz de abastecer 30% dos brasileiros por um ano. Ziewert indica que, se os investimentos fossem feitos corretamente, os danos provocados pela ineficiência que prejudica o meio-ambiente e a sociedade poderiam ser minimizados.

Publicidade

“Se a gente reduzisse de 40% para 25%, que é a meta do Ministério do Desenvolvimento Regional até 2024, a gente poderia abastecer 25 milhões de pessoas. Se fosse de 40% para 0%, poderíamos abastecer 67 milhões de pessoas. Nós ainda temos 33 milhões de pessoas que não têm acesso à água.

O estudo apontou ainda que na região Norte do país, mais da metade da água tratada é perdida. No ranking, os quatro Estados com mais desperdício no país são Amapá, Acre, Roraima e Rondônia. No Amapá, 74,8% da água produzida é perdida.

A segunda região com mais perdas é a Nordeste, que segue com os indicadores estáveis em 46,2%. São Paulo tem 34,5% de perda. O melhor índice é de Goiás, que desperdiça apenas 28,5%.

Fonte:
Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros Militar abre processo seletivo para o Meio Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Prefeitura passa a utilizar sistema nacional para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A Prefeitura de Caçador informa que foi assinado e...

Queda de Maduro redesenha a geopolítica da América Latina

A primeira semana de janeiro de 2026 já entrou...

PM prende homem por estupro de vulnerável em Lebon Régis

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta sexta-feira (9)...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Outros Tópicos Interessantes