Desperdício de água aumenta pelo 6º ano consecutivo no Brasil

Pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que a cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que o desperdício de água potável aumentou pelo sexto ano consecutivo no Brasil. A cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição.

“A gente precisa aumentar os investimentos em saneamento básico no Brasil. Hoje a gente investe em média R$ 82 por habitante por ano. Mas deveríamos estar investindo mais de R$ 200″, alerta Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do instituto responsável pelo estudo.

O volume perdido seria capaz de abastecer 30% dos brasileiros por um ano. Ziewert indica que, se os investimentos fossem feitos corretamente, os danos provocados pela ineficiência que prejudica o meio-ambiente e a sociedade poderiam ser minimizados.

Publicidade

“Se a gente reduzisse de 40% para 25%, que é a meta do Ministério do Desenvolvimento Regional até 2024, a gente poderia abastecer 25 milhões de pessoas. Se fosse de 40% para 0%, poderíamos abastecer 67 milhões de pessoas. Nós ainda temos 33 milhões de pessoas que não têm acesso à água.

O estudo apontou ainda que na região Norte do país, mais da metade da água tratada é perdida. No ranking, os quatro Estados com mais desperdício no país são Amapá, Acre, Roraima e Rondônia. No Amapá, 74,8% da água produzida é perdida.

A segunda região com mais perdas é a Nordeste, que segue com os indicadores estáveis em 46,2%. São Paulo tem 34,5% de perda. O melhor índice é de Goiás, que desperdiça apenas 28,5%.

Fonte:
Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Augusto Cury é pré-candidato da presidência da República

O partido Avante confirmou o nome do escritor Augusto...
00:00:00

Artemis II bate recorde histórico de distância percorrida por humanos no espaço

A missão Artemis II alcançou, às 14h57 desta segunda-feira...

PM investiga tentativa de homicídio por atropelamento em Caçador

A Polícia Militar de Caçador atendeu um total de...

Nova lei garante até 3 dias de folga para exames preventivos

A Lei 15.377/26, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário...

BR-282 em Joaçaba terá pare e siga por manutenção até maio

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou...

Dois incêndios mobilizam bombeiros no fim de semana em Caçador

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam duas ocorrências de...

Mãe é denunciada por abandono de incapaz em Canoinhas

Uma denúncia de abandono de incapaz mobilizou equipes da...