Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Desperdício de água aumenta pelo 6º ano consecutivo no Brasil

Pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que a cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição

Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que o desperdício de água potável aumentou pelo sexto ano consecutivo no Brasil. A cada 100 litros de água potável, 40 litros se perdem por causa de vazamentos, fraudes e erros de medição.

“A gente precisa aumentar os investimentos em saneamento básico no Brasil. Hoje a gente investe em média R$ 82 por habitante por ano. Mas deveríamos estar investindo mais de R$ 200″, alerta Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do instituto responsável pelo estudo.

O volume perdido seria capaz de abastecer 30% dos brasileiros por um ano. Ziewert indica que, se os investimentos fossem feitos corretamente, os danos provocados pela ineficiência que prejudica o meio-ambiente e a sociedade poderiam ser minimizados.

Publicidade

“Se a gente reduzisse de 40% para 25%, que é a meta do Ministério do Desenvolvimento Regional até 2024, a gente poderia abastecer 25 milhões de pessoas. Se fosse de 40% para 0%, poderíamos abastecer 67 milhões de pessoas. Nós ainda temos 33 milhões de pessoas que não têm acesso à água.

O estudo apontou ainda que na região Norte do país, mais da metade da água tratada é perdida. No ranking, os quatro Estados com mais desperdício no país são Amapá, Acre, Roraima e Rondônia. No Amapá, 74,8% da água produzida é perdida.

A segunda região com mais perdas é a Nordeste, que segue com os indicadores estáveis em 46,2%. São Paulo tem 34,5% de perda. O melhor índice é de Goiás, que desperdiça apenas 28,5%.

Fonte:
Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Caçador realiza pesquisa com microempreendedores

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Preço do ovo cai 38% em Santa Catarina ao longo de 2025

O preço médio do ovo em Santa Catarina registrou...

Participe do Natal Solidário e leve alegria para crianças de Videira

Neste Natal, a cidade de Videira promove uma grande...

Santa Catarina segue com climas diferentes conforme a região

A quinta-feira (04) será marcada por condições distintas entre...

Mais Lidas da semana

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Quatro feridos em forte colisão no centro de Caçador

Quatro feridos em forte colisão no centro de Caçador...

Outros Tópicos Interessantes