Tangará é o maior produtor de uvas de Santa Catarina. Conhecido como a terra dos bons vinhos, o município sediou no sábado, 1º de junho, a sétima edição do Dia do Vinho e Sangria do Barril – safra 2023/2024. O evento foi realizado no sítio São Pedro, reunindo produtores, autoridades e comunidade em geral.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O presidente do Instituto Bios e organizador do evento, Roberto Bonemberger, explica que a ideia de comemorar o Dia do Vinho surgiu em 2008, durante a realização da 1ª Feira Catarinense da Uva, em Tangará. Dessa forma, o encontro promove a sangria do primeiro barril da safra, momento em que já está bom para ser consumido. Ao mesmo tempo, é a oportunidade das vinícolas locais apresentarem seus produtos. “São muitas famílias que tem este trabalho voltado para a produção da uva e do vinho. É uma vocação e ainda uma fonte econômica importante para as famílias e para a região”, destaca.
Autoridades prestigiam o Dia do Vinho
Juntamente com a degustação dos vinhos o evento oferece um jantar italiano, música típica e confraternização. O deputado estadual Padre Pedro Baldissera, autor da proposta do Dia do Vinho, destacou a rica tradição vitivinícola da região. “Um momento especial, pois está se reconhecendo todo o trabalho da vitivinicultura no Estado de Santa Catarina e em especial este ato parlamentar homenageia quatro produções centenárias em Tangará, sendo uma lembrança mais do que justa à estas famílias produtoras”.
Outro político presente tendo ligação com esta história, é o atual prefeito de Irineópolis, no Planalto Norte catarinense, Lademir Fernando Arcari, que esteve no Dia do Vinho para prestigiar o irmão Sérgio, proprietário da vinícola Dom Victório, a primeira de Tangará a realizar o processo de vinificação, há 100 anos.
Veja também
SC lidera crescimento na exportação de carne suína
Programa Leite Bom SC entra na fase de elaboração de projetos
Do mesmo modo, o Dia do Vinho e Sangria do Barril também foi prestigiado pelo presidente da Amarp e prefeito de Ibiam, Joares Trevisol. “Um momento importante que também serve para divulgar a qualidade do vinho produzido na região e apresentar esta cadeia produtiva. Uma alegria estar aqui com estas pessoas que mantém esta tradição viva”.
As vinícolas homenageadas no evento, através de ato parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foram: Panceri, Monte Vecchio, Monte Carvalho e Dom Victório. Do mesmo modo, seis produtores de uva do município de Tangará receberam uma menção honrosa.
Portal RBV nas redes sociais