A família Zago comemora 100 anos de imigração para Videira. O evento que marca toda a história será realizado no domingo pela manhã na comunidade de Rondinha. Clari Zago, uma das entusiastas de manter a história viva, esteve na sede da RBV Rádios em Videira.
Ela destaca que os primeiros imigrantes chegaram na região, quando as empresas colonizadoras por aqui chegaram. “As companhias colonizadoras divulgaram muito. No Rio Grande do Sul, já não tinham muitas terras. Então eles souberam que aqui tinham essa disponibilidade. Assim, eles venderam o que tinham por lá e vieram para cá”, afirmou.
Durante o evento do próximo domingo, serão homenageados os pioneiros que por aqui chegaram na década de 1920. “Todos os pioneiros que por aqui chegaram, não só os Zago, vamos homenagear todos os pioneiros”, destacou.
O encontro da família contará também com a presença do escritor Augusto Zago. Nascido em Videira, Zago tem uma longa trajetória, contada através das páginas do seu livro. “O que nos faz ter entusiasmo é relembrar a história dos primeiros que tiveram coragem de sair da Europa […] e vir para o Brasil”, afirma.
Clari destacou que o convite ao escritor partiu da vontade de poder contar mais pontos sobre a história da família. “Ele nos ajudou a escrever os dois livros da família Zago, sempre coordenando com muita maestria”, concluiu.