Família Zago comemora 100 anos de imigração para Videira

Comunidade é ativa em eventos que relembram a história dos imigrantes que vieram da Itália

A família Zago comemora 100 anos de imigração para Videira. O evento que marca toda a história será realizado no domingo pela manhã na comunidade de Rondinha. Clari Zago, uma das entusiastas de manter a história viva, esteve na sede da RBV Rádios em Videira.

Ela destaca que os primeiros imigrantes chegaram na região, quando as empresas colonizadoras por aqui chegaram. “As companhias colonizadoras divulgaram muito. No Rio Grande do Sul, já não tinham muitas terras. Então eles souberam que aqui tinham essa disponibilidade. Assim, eles venderam o que tinham por lá e vieram para cá”, afirmou. 

Durante o evento do próximo domingo, serão homenageados os pioneiros que por aqui chegaram na década de 1920. “Todos os pioneiros que por aqui chegaram, não só os Zago, vamos homenagear todos os pioneiros”, destacou.

Publicidade

O encontro da família contará também com a presença do escritor Augusto Zago. Nascido em Videira, Zago tem uma longa trajetória, contada através das páginas do seu livro. “O que nos faz ter entusiasmo é relembrar a história dos primeiros que tiveram coragem de sair da Europa […] e vir para o Brasil”, afirma.

Clari destacou que o convite ao escritor partiu da vontade de poder contar mais pontos sobre a história da família. “Ele nos ajudou a escrever os dois livros da família Zago, sempre coordenando com muita maestria”, concluiu.

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira segue com calor e risco de temporais em SC

O tempo em Santa Catarina volta a ter destaque...

Petrobras aumenta o querosene e impacta aviação

A Petrobras anunciou um reajuste superior a 50% no...

Parque Azul supera expectativas e emociona com laço inclusivo

O Parque Central de Caçador viveu um domingo (29)...

Senado aprova lei de guarda compartilhada de animais em separações

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (31/03/2026), o projeto...

Jovem de 19 anos desaparece após sair de casa em Caçador

Um jovem de 19 anos está desaparecido desde a...

Encontro debate o poder das mulheres na liderança pública

O Teatro da UNIARP em Caçador virou o palco...