Na celebração do Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) orgulha-se em ser referência em voluntariado corporativo. Desde 2012, mantêm um programa de voluntariado, o Eu Voluntário, por meio do qual mobiliza colaboradores, pessoas da comunidade e parceiros para ações do bem.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De janeiro a julho deste ano, o programa mobilizou 2,7 mil horas de trabalho voluntário em Santa Catarina. São várias ações como produção de mantas e outras peças têxteis para doar a pessoas em vulnerabilidade social ou atingidas por enchentes, suporte para crianças de casas de acolhimento, cursos para idosos, apoio a organizações sociais, campanhas de doação de sangue e recolhimento de lacres de alumínio para compra de cadeiras de rodas e muitas outras.
Na Regional Centro-Norte da FIESC são diversas ações que acontecem praticamente o ano inteiro. Em 2024, foram realizadas oficinas de Boas Práticas na Manipulação de alimentos e empreendedorismo, Ação de Pascoa com produção e doação de chocolates, oficina de Educação Financeira, noções de Empreendedorismo e de Relacionamento Interpessoal, oficina de Saúde Mental, entre outras ações, que totalizaram mais de 100 horas de atividades voluntárias este ano.
Veja também
Rádio Caçanjurê é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Economia de SC cresce 4,2%, superando média nacional
Quarto lote de restituição do IR 2024 é pago nesta sexta-feira
Em 2023, no fechamento das ações de voluntariado corporativo do Projeto “Dê o Seu Melhor”, da Regional Centro-Norte da FIESC foram beneficiadas 11 instituições, envolvendo 180 voluntários em 14 ações realizadas, (de outubro a dezembro), com oito empresas e entidades parceiras. Público atendido: 916 pessoas.
De acordo com o vice-presidente regional da FIESC, Leonir Tesser a dedicação, generosidade e espírito de colaboração dos voluntários da FIESC fazem uma diferença significativa na vida de muitas pessoas. “São ações diferentes, mas que levam mais alegria e esperança para a comunidade. Fica nosso agradecimento para todos que doam seu tempo e esforço para ajudar aqueles que mais precisam, que compartilham suas habilidades e conhecimentos de forma tão generosa. A equipe da FIESC está de parabéns”, declara.
“É a forma que encontramos de inspirar pessoas e organizações em prol de uma causa que transforma vidas e o planeta”, comenta o gerente executivo Daniel Tenconi. “Não tenho dúvidas de que somos pessoas melhores quando damos o nosso melhor, em tudo que fazemos”, completa.
O Dia Nacional do Voluntário, foi divulgado para colaboradores das empresas Laminados AB, Frameport e Supremo por meio da equipe da ginástica laboral do SESI, em parceria com a Responsabilidade Social da FIESC.
Entidades atendidas pelas ações voluntárias da Regional da FIESC
Caçador: Centro Municipal de Educação Infantil Elmar Pereira Rosa
Caçador: CMEI Marinei Aparecida Lopes
Caçador: Aceias-Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência Social
Videira: Lar Bom Samaritano
Três Barras: Lar Aprisco
Três Barras: Projeto Esperançar
Videira: Associação Obra de Misericórdia
Fraiburgo: Rede Feminina de Combate ao Câncer
Lebon Régis: Escola Núcleo Rio Doce
Lebon Régis: Centro de Educação Infantil
Curitibanos: ONG Herdeiros do Futuro
Comitês
Por meio do Eu Voluntário, a FIESC tem articulado a criação de comitês internos de voluntariado. Onze já foram criados em todas as regiões do Estado. A meta são 17 até o fim deste ano. Os comitês são formados por colaboradores que se reúnem regularmente, identificam oportunidades de ajuda nas cidades onde trabalham e procuram alguém disposto a ajudar.
Dia Nacional do Voluntariado
Uma lei assinada em 1985 pela Presidência da República estabelece 28 de agosto como o Dia Nacional do Voluntariado. Trata-se de reconhecimento às pessoas que ajudam os outros sem exigir nada em troca. No Brasil, uma das modalidades que mais crescem é o voluntariado corporativo, aquele organizado por empresas para ajudar a atender necessidades das comunidades de seu entorno. Este crescimento está atrelado ao ESG, sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança. Elas indicam se uma organização é sustentável, socialmente consciente e administrada dentro de critérios éticos e transparentes.
Portal RBV nas redes sociais