Fruticultura começa a sentir impactos das mudanças climáticas

Produtores da região começam a ficar alertas com as inúmeras mudanças climáticas que ocorrem em um curto espaço de tempo

Fruticultura começa a sentir impactos das mudanças climáticas que vêm ocasionando a presença de inúmeras estações e climas em uma mesma semana. Os últimos dias de agosto foram marcados pela presença de geada, frio intenso, temperaturas amenas e calor digno de verão. Com todas essas mudanças em um curto espaço de tempo, a fruticultura da região já vem sentido o impacto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“A gente via que está tendo reflexo do ano passado nesse ciclo”

A fala é do pesquisador Everlan Fagundes, que detalha que o clima vivenciado na região em 2023 ainda traz reflexo na produção que está se iniciando em 2024. “Já se inicia o ano com uma maior dificuldade para o produtor de estar manejando as suas frutas. Esse clima atual dificulta ainda mais”, explica.

Publicidade

Veja também

SC investe mais de R$ 40 milhões em projetos para produtores rurais

Epagri desenvolve controle automático de geada

Fagundes destaca ainda que as temperaturas não estão muito longe do que as previsões já vinham destacando. Ele destaca, porém, que o que vem prejudicando a fruticultura na região são as geadas que vêm acontecendo com mais frequência.

“Essas geadas que aconteceram agora, elas estão na época de acontecer e elas acabam ocasionando uma perda, principalmente para o produtor que não tem uma estrtura”

Em decorrência de tantas mudanças climáticas e dos impactos delas nas produções de toda a região, as estruturas de proteção passaram a ganhar destaque. “O produtor, a medida que ele começa a investir em uma atividade como a fruticultura, tem que estar com essa estrutura incluída no investimento do plantio já da fruta”, completa.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana terá sol e calor com chance de temporais

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Motorista fica ferido após capotamento na SC-335

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde...

Escorpiões mais venenosos da América do Sul invadem praia famosa de SC

A presença de escorpiões tem gerado preocupação em áreas...

Videira é confirmada como sede da Copa Sul de Handebol

Videira acaba de receber uma excelente notícia para o...
00:27:14

Evento na Unoesc debate integração entre odontologia e direito

A relação entre saúde e justiça será tema de...

Apostador de SC acerta quina da Mega-Sena e fatura R$33 mil

Um sortudo de Brusque, no Vale do Itajaí, conquistou...

Mãe viraliza ao confrontar filho por postagem machista no TikTok

Uma manicure de 34 anos, moradora do Rio de...