O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta terça-feira (14) que o governo está “completamente seguro” de que o Brasil não precisará retomar o horário de verão este ano. Ele explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a segurança energética e a equidade das tarifas. “Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano.”
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil depende amplamente de suas hidrelétricas.
“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas.” Ele reforçou que energia hidrelétrica e térmica atuam de forma complementar para garantir o abastecimento.
Silveira também falou sobre energias renováveis e armazenamento.
Veja também
Caçadorense conquista 2º lugar em concurso fotográfico de aves
Ônibus Lilás percorre o Meio-Oeste de SC para apoiar mulheres contra a violência
“O Brasil produz muita energia, em especial, com o advento das energias renováveis. São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”
Ele explicou: “Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema.” Esse mecanismo pretende suavizar os efeitos da intermitência e reforçar a confiabilidade da rede elétrica.
O ministro destacou que o desafio das energias intermitentes afeta vários países.
“É um grande problema e não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessas intermitências.” Mesmo assim, reforçou: “Mas o nosso sistema é muito robusto. Há um planejamento muito bem feito e nós estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano.”
Silveira lembrou que o principal objetivo é evitar a falta de energia para a população.
“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.