Geral

Lobinhos de Caçador têm aula prática de paleontologia

A Ong de Defesa da Natureza Gato-do-Mato tem oferecido palestras e atividades para grupos de alunos das escolas de Caçador, promovendo a educação ambiental para crianças e jovens, que recebem variadas informações que despertam a curiosidade em querer saber mais. É um processo de conscientização da importância de defender a natureza e preservar o meio ambiente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Uma das atividades práticas que encantou alunos da quinta série da E.M.E.B. Thomaz Padilha de Taquara Verde, foi uma caminhada pela Floresta Nacional de Caçador – FLONA ICMBio, procurando pegadas de animais e após a sua identificação os alunos fizeram moldes em gesso.

Percebendo que este tipo de vivência além de ser uma atividade saudável, transmite informações e resultam na absorção de conhecimento de forma alegre e divertida, a diretoria da Ong criou uma atividade para ensinar o que é a paleontologia para os estudantes de Caçador.

Veja também

Calendário escolar de 2025 é definido pela Secretaria da Educação

UNIARP entrega Laboratório de Análises Clínicas e Núcleo de Psicologia

Caçador e Videira participam das etapas regionais da OLESC

Para uma primeira experiência, um projeto piloto foi preparado com a Diretoria do Grupo Escoteiro Pindorama e a chefia da Alcateia do Ramo Lobinho, considerando que por princípio executam atividades inerentes à natureza e à preservação do meio ambiente. Para esta primeira atividade prática de paleontologia foi planejada uma ação com os Lobinhos, os mais jovens do escotismo.

Testada a ideia, o projeto se multiplicará para a educação ambiental de alunos das escolas de Caçador. Mas já há planejamento para atividades com os adolescentes do ramo escoteiro, envolvendo técnicas de localização com mapas. Para o Ramo Sênior poderão ser utilizadas técnicas de sinais de pistas. (GE Pindorama se divide em Ramo Lobinho, Ramo Escoteiro, Ramo Sênior, Ramo Pioneiro e adultos voluntários – chefia dos ramos).

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apoiou a ideia e seu gerente regional Clésio Leonel Hossa compareceu com seus filhos. A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apoiou o projeto autorizando a utilização de uma área de preservação na região chamada de Gumercindo, onde disponibilizou um banheiro químico. É uma área de boa vegetação que margeia o Rio do Peixe, um belo cenário para as “escavações” dos Lobinhos.

 Na manhã do sábado (17), as lideranças da Ong e do Pindorama demarcaram oito áreas onde enterraram “fósseis” para serem descobertos pelo mesmo número de equipes de Lobinhos. Os “fósseis” empregados são esqueletos de animais da região e réplicas de crânios de dinossauros importados da China pela Gato do Mato para esta finalidade.

Na parte da tarde chegou o ônibus com 40 lobinhos ansiosos pela experiência inovadora que começaram ter a partir do IBOA (rito de inspeção, hasteamento da Bandeira, oração e avisos) naquele local distinto do habitual na Sede do GE Pindorama. Após o hasteamento da Bandeira Nacional os Lobinhos se reuniram em volta do Biólogo Anderson Copini, presidente da Ong Gato do Mato, para ouvir sua explicação sobre o que é Paleontologia e como ela surgiu, daí a garotada foi desafiada já como paleontólogos, organizados em equipes, a responderem perguntas e iniciarem suas escavações a procura de fósseis em áreas marcadas com os números de cada equipe de 1 a 8.

Depois que todas as equipes encontraram os fósseis, novamente se reuniram em torno do biólogo Anderson que complementou sua “aula” de paleontologia, parabenizando a turma pelo sucesso obtido.

 Os Lobinhos novamente se reuniram em círculo para a retirada da bandeira nacional, no seu ritual de frases e brados saudando os princípios do GE Pindorama. Foi uma tarde divertida e instrutiva para todos.

Foi importante o patrocínio das empresas Topa Tudo e Escritório Contábil Pereira para que a Gato do Mato adquirisse os “kits de paleontologia” com pequenas pás de jardinagem, pincéis e formões goiva para entalhe em madeira, que serão reaproveitados para a continuidade do projeto com outros grupos de alunos da cidade.

A diretoria do Grupo Escoteiro Pindorama e a chefia da Alcatéia parabenizaram a ONG Gato do Mato pela organização do evento e declararam:  “A atividade deste sábado proporcionará para cada lobinho um distintivo de especialidade de Paleontologia de acordo com a ficha técnica estabelecida pela União dos Escoteiros do Brasil.”

Para ver filmes de como foi esta tarde de Paleontologia com o GE Pindorama, acesse o canal youtube da Ong Gato do Mato: www.youtube.com/watch?v=998foF77E1U

E também o Instagram do GE Pindorama: @gepindorama

Alessandro

Recent Posts

Homem é encontrado morto sob ponte no centro de Videira

Um homem foi encontrado sem vida no final da tarde deste sábado (5), sob a…

4 horas ago

Avião faz pouso forçado em meio a carros e caminhões na BR-101

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na BR-101 em Garuva, no Norte de…

10 horas ago

SC registra a primeira temperatura negativa do ano

Urupema, município da Serra de Santa Catarina, que chega a registrar média de 50 geadas…

12 horas ago

Taxista de Fraiburgo e passageira morrem em grave acidente

Um trágico acidente resultou na morte de duas pessoas. O taxista Lucas Alex Benetti, de…

13 horas ago

Retaliação da China aos EUA pode fazer agro brasileiro vender mais

A retaliação da China ao tarifaço dos Estados Unidos pode ser uma oportunidade para o…

13 horas ago

This website uses cookies.