O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deixou o Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, na manhã desta segunda-feira (5), e seguiu para um tribunal federal em Nova York, onde participa de sua primeira audiência judicial nos Estados Unidos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Maduro estava detido na unidade desde o último sábado (3), quando, segundo as informações, foi capturado em Caracas e levado pelas autoridades para os Estados Unidos. Testemunhas relataram que o político deixou o local em uma comitiva oficial, sob forte esquema de segurança.
A primeira audiência está marcada para as 14h (horário de Brasília) e será conduzida pelo juiz distrital Alvin Hellerstein. Durante a sessão, a Justiça norte-americana deve formalizar as acusações contra o ex-presidente, que incluem tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
O caso tem gerado repercussão internacional, devido ao impacto político da prisão de Maduro. Ainda nesta segunda-feira, o tribunal deve decidir se o ex-líder venezuelano permanecerá preso sem direito a fiança ao longo do processo judicial.
De acordo com os promotores dos Estados Unidos, Maduro teria utilizado a estrutura do Estado venezuelano para facilitar o envio de entorpecentes ao território norte-americano. As acusações seguem sob análise da Justiça Federal.




