MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos nas 15 cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe. Os dados podem ser conferidos através da plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Quando observados os números referentes à corrida eleitoral para o legislativo das 15 cidades, são pouco mais de 900 candidatos. Estes estão dispostos em 12 partidos e duas federações. Um dos partidos de maior tradição na política de Santa Catarina, o MDB lidera a disputa com 128 nomes.
Em seguida, encontra-se o PL, partido liderado pelo atual governador Jorginho Mello. A sigla detém 101 nomes na corrida pelo legislativo. Na terceira posição, está o PP capitaneado pela família Amin em Santa Catarina, que na Amarp conta com 99 candidatos. Em relação às federações, a formada pelos partidos PT, PC do B e PV conta com 100 candidatos. Dos pouco mais de 900 nomes para o legislativo, 83 pertencem à federação de PSDB e Cidadania.
Veja também
Emerson Zanella tem candidatura indeferida em Macieira
Mulheres são menos de 35% dos nomes para o legislativo
Na ponta de baixo da lista, com o menor número de candidatos, aparecem os partidos Novo, PRB e PSB, o primeiro conta com apenas 3 candidatos em Videira. Já as outras duas siglas contam com 12 nomes cada, sendo que o PRB, Partido da Renovação Democrática, aparece com candidatos apenas no município de Fraiburgo.
MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos; assista
Corrida pelo executivo na Amarp reflete política catarinense
A corrida pelas 15 prefeituras da Amarp em 2024 reflete o histórico da política de Santa Catarina ligada à Casa d’Agrônomica. Isso ocorre, pois os partidos com o maior número de candidatos na região possuem ligação direta com a política catarinense.
O Movimento Democrático Brasileiro, ainda ligado à figura do ex-governador e ex-senador, já falecido, Luiz Henrique da Silveira, conta com 13 candidatos. Em segundo, assim como no legislativo, aparece o PL do atual governador, com 6 nomes. Na terceira posição, um empate de 5 candidatos de cada lado entre dois partidos que buscam protagonismo no Estado.
Já o PP de Esperidião Amin e família que já passou pela residência do governo encontra-se empatado com o PT. O partido de Décio Lima foi a maior surpresa de 2022, desbancando nomes tradicionais da política catarinense no primeiro turno daquele pleito.