Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Prazo para Imposto de Renda 2025 termina em 10 dias; cerca de 19 milhões ainda não declararam

A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações este ano, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado

A poucos dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 à Receita Federal. Até as 17h de terça-feira (20), um total de 27.448.777 declarações haviam sido enviadas, representando 59,41% do total esperado para este ano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Receita Federal, 64,4% das declarações entregues até agora estão aptas a receber restituição. Outros 19,4% terão que pagar Imposto de Renda, enquanto 16,2% não têm nem a pagar nem a receber.

Publicidade

O preenchimento da declaração foi feito principalmente por meio do programa de computador, utilizado por 83,4% dos contribuintes.

Outros 10,9% optaram pelo preenchimento on-line, que permite salvar o rascunho da declaração na “nuvem” da Receita Federal.

Além disso, 5,7% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets.

Destaca-se também que 48,1% dos contribuintes usaram a declaração pré-preenchida, uma opção que permite baixar uma versão preliminar do documento, bastando confirmar ou corrigir as informações. Em relação ao tipo de dedução, 56,4% das declarações foram enviadas utilizando o desconto simplificado.

Vale ressaltar que, desde o dia 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. No entanto, o abastecimento dessa informação sofreu atraso devido à greve dos auditores fiscais da Receita Federal.

Prazo final

O prazo final para o envio das declarações do Imposto de Renda se aproxima, com vencimento às 23h59 do dia 30 de maio.

A Receita Federal espera que, até o término do prazo, 46,2 milhões de contribuições sejam enviadas, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado, quando foram entregues 43,2 milhões.

As pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, bem como aquelas que tiveram receita bruta superior a R$ 169.440 com atividade rural, estão obrigadas a fazer a declaração.

Já os contribuintes que receberam até dois salários mínimos por mês em 2024 estão dispensados, salvo se se enquadrarem em outros critérios de obrigatoriedade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sebrae/SC realiza encontro para credenciamento de consultores e instrutores

A Regional Centro-Norte do Sebrae/SC promoveu no dia 24...

Heróis de farda salvam cachorro em área rural de SC

Um cachorro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após...

Câmara aprova homenagem à médica Maria da Graça Araldi Barreiro

A Câmara de Caçador aprovou esta semana o Projeto...

Cobalchini apresenta três projetos relacionados à produção de leite

Em reunião na segunda-feira (23) na Federação das Associações...

Tangará faz coleta de lixo eletrônico nesta sexta-feira

A Prefeitura de Tangará promove, nesta sexta-feira (27), uma...

Mais Lidas da semana

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

A comunidade caçadorense está mobilizada em mais uma ação...

Idosa leva carro errado pra casa e recebe ligação da Polícia por furto

Um episódio inusitado chamou atenção em Mafra na tarde...

Colisão entre moto e carro deixa jovem ferido em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta...

Romaria homenageia Padre Hermenegildo em Ipoméia

A comunidade de Ipoméia, interior do município de Rio...

Outros Tópicos Interessantes