Os nove Vereadores que integram a atual Legislatura de Tangará marcaram presença na sessão ordinária dessa segunda-feira (20) sob o comando do Presidente Marcio Antonio Meyer.
Na oportunidade foi protocolado pelo Poder Executivo o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº032/2024, que altera o Estatuto dos Servidores do Município de Tangará, no tocante a apresentação dos atestados médicos.
O projeto foi encaminhado para Comissão de Constituição, Justiça e Redação para o devido parecer.
Ordem do Dia: Em pauta os Vereadores e Vereadoras analisaram e decidiram em 2ª votações os seguintes projetos de leis:
– PL nº 024/2024 – fixa subsídios dos Vereadores para legislatura 2025/ 2028, sendo mantida a remuneração atual. Aprovado com 7 votos favoráveis e 1 voto contrário, no caso do Vereador Andrey Alberti.
– PL nº 030/2024 – autoriza convênio com Município de Ibiam para atendimentos dos Bombeiros, PROCON e Casa Lar. Aprovado por unanimidade de votos.
– PLC nº 031/2024 – altera as condições para habilitação dos cargos de Motoristas para o Município de Tangará. O projeto foi aprovado com 7 votos favoráveis e 1 voto contrário, sendo do Vereador Andrey Alberti.
Palavra Livre: Aberto espaço para manifestações de temas livres pelos parlamentares, o primeiro a se manifestar foi Andrei Alberti que solicitou ofício endereçado à Secretaria de Obras para estudo visando a colocação de guard rail no novo asfalto no sentido da sede da AABB e Linha Linho, principalmente, no trajeto que fica próximo ao Rio do Peixe. Ele acredita que a medida possa evitar futuros acidentes, tendo em vista que os motoristas, antes da camada asfáltica, trafegavam em alta velocidade no trecho.
O Vereador Roberto Rampon solicitou a confecção de ofício à Secretaria de Obras parabenizando a equipe de funcionários pelo bom trabalho prestado, sendo que até em dias chuvosos procuram atender a demanda. Ainda pede melhorias na Linha Marari, especialmente nos acesso às propriedades de Paulo Ricardo Hetzler e Acela Domenica Paris. Os proprietários utilizam a estrada no suporte da produção de granjas de suínos e deslocamento a escola, relatou o Roberto.
A Vereadora Neiva Kerwal manifestou sua preocupação com aumento de focos de Dengue em Tangará, com casos confirmados da doença. Avalia fundamental que a comunidade redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Convida a população para eliminar incipientes que acumulam água, manter os quintais limpos e cobrir adequadamente caixas de água e reservatórios. Solicita que a Vigilância Sanitária Municipal amplie a fiscalização garantindo que as medidas preventivas sejam rigorosamente cumpridas para que juntos possamos vencer a Dengue.
O Vereador Valdacir Antonio Andres recordou que recentemente solicitou a ampliação dos cuidados com Dengue por meio de placas informativas/orientativas. Acredita que as medidas preventivas devem ser intensificadas com aumento de casos confirmados no Município. Valdacir comentou que participou no final de semana do bingo promovido pela Escola Municipal Maria Luiza Osório Zummer, oportunidade que ficou encantado com o envolvimento das famílias em prol da unidade escolar. Os pais colaboraram com a premiação do bingo e ainda levaram pratos culinários para saborear durante o momento de confraternização. Espera que a lição de envolver a comunidade escolar com as famílias seja replicada em outras escolas do Município. Assim, requer ofício parabenizando a direção da unidade de ensino Osório Zummer pela ação desenvolvida.
A sessão encerrou com agradecimentos do Presidente Marcio Antonio Meyer ao público presente e colegas vereadores e o convite para participarem de reuniões na próxima segunda-feira com o Conselho Municipal de Saúde e a exposição das metas fiscais.
Os vereadores votam se reunir em sessão ordinária dia 27 de maio às 19h no plenário da Câmara Municipal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará