Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Rádio Caçanjurê celebra 77 anos com resgate histórico de locutor

Silvino Rottava, conhecido como Tibino, era músico e foi contratado para a função de artista

A Rádio Caçanjurê comemora neste domingo, 29 de junho, 77 anos de história, sendo a voz que acompanha gerações em Caçador e região. Para celebrar a data, a emissora traz um resgate especial da trajetória de Silvino Rottava, carinhosamente conhecido como Tibino ou pelo codinome Sarandi, um dos primeiros contratados da rádio, em 1954, com o cargo de “artista” – título que abrangia sua atuação como locutor, músico e integrante de um trio musical que se apresentava ao vivo na programação da emissora e animava bailes pela região.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A história foi relembrada por sua esposa, dona Eunice Rottava, a dona Nice, e por seu filho Cláudio Rottava, que compartilharam memórias cheias de afeto e orgulho. “Ele era muito procurado. As pessoas chamavam o trio para tocar em festas em outras cidades. Sempre que tocavam na rádio, eu ia assistir. Era muito bom”, contou dona Nice, emocionada.

Publicidade

Cláudio reforçou o quanto o pai deixou uma marca duradoura: “É gratificante. O pai só nos encheu de orgulho. Deixou muitos bons exemplos. O legado dele está vivo na nossa alma até hoje” Ele também lembrou que muitos ainda o reconheciam na infância como “o filho do homem que cantava na rádio”.

Mais que um músico, Silvino era um símbolo da cultura local. “Talvez alguém da velha guarda que esteja nos ouvindo lembre dele como Sarandi. O trio dele, formado com o Julinho e o Sebastião, tocava em todos os bailes. Chegaram até a tocar na inauguração da rádio de Porto União”, recordou Cláudio.

“Temos muito orgulho dessa raiz com tanta história, tanta tradição. Já estamos na quinta geração da família em Caçador. Tudo começou com meu avô, Silvio Rottava, que foi o primeiro alfaiate da cidade. “O reconhecimento da importância de Tibino chegou também por meio da Câmara de Vereadores, que deu seu nome a uma rua do loteamento próximo ao Instituto Federal. “É uma honra ter esse reconhecimento e ver que a história dele está ligada diretamente à história da Rádio Caçanjurê”, finalizou Cláudio.

Veja também

Projeto Bebê Natureza completa 18 anos em Caçador

Napoli/Prefeitura de Caçador confirma participação na Superliga C

Com 100% dos votos, Gilberto Seleme é eleito presidente da FIESC

Mais do que uma emissora, a Rádio Caçanjurê é parte da identidade caçadorense. Ao completar 77 anos, celebra não só sua trajetória como veículo de comunicação, mas também as histórias das pessoas que ajudaram a construí-la – como Silvino “Tibino” Rottava, um verdadeiro artista que deu voz, ritmo e alma aos primeiros passos da rádio que continua sendo a companhia diária de milhares de ouvintes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Murilo Roso e Rita Martini - Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Professores da Uniarp visitam a Fiesc em Florianópolis

Nesta quinta-feira 2 de outubro, professores dos Programas de...

Sexta-feira terá chuva intensa e risco de temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (03), a instabilidade em Santa Catarina ganha...

Câmara Mirim de Caçador elege nova Mesa Diretora

A Câmara Mirim de Caçador elegeu, nesta quarta-feira (1º),...

Secretário de Agricultura visita Videira e anuncia programa SC Rural 2 com R$ 800 milhões

O Meio-Oeste catarinense voltou ao centro das atenções políticas...

Bombeiros de Caçador resgatam tamanduá

Entre as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Voluntários...

Mais Lidas da semana

Sexta-feira terá chuva intensa e risco de temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (03), a instabilidade em Santa Catarina ganha...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Bezerro nasce com duas cabeças no Oeste de Santa Catarina

Uma ocorrência rara e impressionante despertou a curiosidade dos...

Outros Tópicos Interessantes