Hoje, 25 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Rádio. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Em Santa Catarina existe uma programação especial. Começou na segunda-feira (23) e vai até a próxima sexta-feira (27) a Semana Estadual do Rádio, com ações de homenagem e valorização do segmento organizadas pela ACAERT com apoio das emissoras associadas.
Durante a semana, a entidade promove mobilização que contará com veiculação de spots, VTs, vídeos para as redes e testemunhais, além de campanhas colaborativas na internet. As ações têm a coordenação da vice-presidente Regional Meio Oeste, Neliege Pagnussat Souza e da vp. Adjunta, Marilene Caregnato.
Veja também
Moradora de Curitiba viaja até Tangará em busca de benzimento
Nova equipe do CBMSC é enviada para auxiliar no combate às queimadas
PIB de Santa Catarina cresce mais que o Brasil em 2024
Ações
Em uma das ações, a ACAERT convidou os comunicadores das emissoras a gravarem testemunhais com dados da Pesquisa ACAERT 2024, que destaca o consumo de rádio no estado, confirmando sua força e relevância. Todos os colaboradores das emissoras receberão chaveiros temáticos, como lembrança da Semana do Rádio 2024 e um cartão de agradecimento pelo trabalho.
VcPodeCast
Outra ação da semana é a realização do concurso VcPodeCast, que envolverá alunos de 10 a 15 anos de idade, das redes pública e privada. A proposta é a produção de podcasts com o tema ‘No Rádio, sua emoção ganha vida’. Neste ano, 100 emissoras associadas participarão — um número recorde. As ações nas escolas ocorrerão de 14 a 25 de outubro, após o período eleitoral, com premiação de oito trabalhos, um de cada Regional da ACAERT. Equipes vencedoras receberão um troféu e fone de ouvido multifuncional.
Sobre a data
Semana Estadual do Rádio – Em 2020, a Alesc criou a Semana Estadual do Rádio. No ano seguinte, o governador sancionou a lei e a ACAERT passou a promover ações durante o período. A Semana tem como referência do Dia Nacional do Rádio (25 de setembro), data de nascimento de Roquette-Pinto, considerado o Pai do Rádio no Brasil.
A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira, com uma estação de rádio instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Hoje, mais de 9 mil emissoras operam em todo o território brasileiro com uma cobertura de 83,8% dos domicílios, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert).
Portal RBV nas redes sociais