Rádios RBV

Menu

Videira articula ações de combate à violência doméstica

Parceria com a Unoesc prevê grupos reflexivos para autores e ainda grupo com as mulheres em situação de violência

Fonte:
TJSC

A comarca de Videira articula uma série de ações de combate à violência doméstica. Uma delas trata da implementação de grupos reflexivos voltados para autores de violência contra a mulher, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com o objetivo promover a reflexão e a reeducação dos agressores. A iniciativa busca contribuir para a redução da reincidência nestes tipos de casos. Além dos grupos para homens, será formado um grupo de apoio para mulheres em situação de violência.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

 Sob a coordenação do juiz da Vara Criminal, Júlio César de Borba Mello, com apoio da universidade, por meio do curso de Psicologia, foi instituído um comitê, que conta com a participação de diversos atores da rede, a exemplo da Secretaria de Assistência Social de Videira, CREAS, Polícia Civil, Polícia Militar, OAB, Ministério Público e voluntários, com vistas de elaborar e implementar o projeto dos grupos reflexivos. A previsão é que as atividades comecem em março de 2025, após a capacitação dos facilitadores que conduzirão os encontros.

- Publicidade -

 A parceria será formalizada no dia 24 de outubro, com a assinatura de um termo entre as entidades envolvidas, mesma oportunidade em que a comarca sediará a apresentação da campanha “Sinal Vermelho”, pela coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do PJSC. Além da instituição dos grupos reflexivos para homens autores de violência, a parceria prevê ainda a formação de grupo reflexivo para mulheres em situação de violência.

Veja também

Festival da Pizza acontece nesta sexta e sábado

Equipes entram em quadra para jogos decisivos no Catarinense de Futsal

Seis apostas de Santa Catarina ganham na Lotofácil

 A assistente social forense Cristiane Fernanda Werlang destaca que este tem sido um canal importante de discussão de temáticas voltadas à prevenção e atendimento nos casos de violência doméstica e familiar. “O objetivo principal é criação dos grupos, mas o grupo tem ido além, com sugestões de como melhorar o atendimento às mulheres e agilizar os processos, por exemplo, para futuramente implementar o protocolo oficial e fluxograma para atendimento às vítimas na comarca”.

 Para o magistrado, o combate à violência de gênero é um desafio que precisa da participação ativa de toda a sociedade. “Através dos grupos reflexivos, buscamos promover a conscientização e a mudança de comportamento nos autores de violência, prevenindo reincidências. Contudo, esse esforço só será eficaz com o apoio e o comprometimento de cada cidadão, instituição e profissional envolvido. Juntos, acredito que podemos transformar essa realidade e garantir mais segurança e dignidade para as mulheres”, frisa.

 Eventos nas comarcas de Caçador e Videira

As comarcas de Caçador e Videira, no meio-oeste catarinense, receberão, nos dias 23 e 24 de outubro, importantes ações de combate à violência contra a mulher. Nos dois dias, em Caçador, será promovido o projeto CEAV nas Comarcas, e no dia 24, Videira sediará o evento da campanha Sinal Vermelho. Ambas as iniciativas são coordenadas pela Cevid.

 O projeto CEAV nas Comarcas tem como principal objetivo capacitar profissionais que atuam direta e indiretamente para que realizem um atendimento humanizado e acolhedor às vítimas de violência, seguindo protocolos-padrão. A programação inclui palestras e oficinas que estimulam a troca de experiências e visam aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional no âmbito da violência doméstica.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina continuará com a chuva presente

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Situação dos portos de SC demanda atuação conjunta e melhoria da comunicação

A Federação das Indústrias de SC (FIESC), por meio...

Milho, arroz, feijão e soja em destaque no mercado catarinense

A Epagri divulgou a última edição do Boletim Agropecuário,...

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços...

Câmara de Caçador autoriza repasses para Apae e Liga de Futsal

Os vereadores de Caçador aprovaram nesta terça-feira (19), em...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Acidente deixa três feridos em Caçador

Uma colisão envolvendo dois carros mobilizou o Corpo de...

Outros Tópicos Interessantes