Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Videirense lidera estudo mais citado de 2024 sobre biotecnologia vegetal

Jean Bettoni mora atualmente na Nova Zelândia onde trabalha na empresa Plant and Food Research

O pesquisador brasileiro Dr. Jean Carlos Bettoni, natural de Videira (SC), teve um de seus trabalhos reconhecidos mundialmente como o artigo mais citado de 2024 na prestigiada Phytopathology Journal. O feito rendeu a ele e sua equipe um certificado de destaque da Sociedade Americana de Fitopatologia (APS), considerada a maior organização de fitopatologistas do mundo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo intitulado “Aplicação de Biotécnicas para Eliminação In Vitro de Vírus e Viroides em Culturas de Pomóideas” foi desenvolvido em colaboração com um time internacional de especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), do Instituto de Recursos Genéticos de Culturas Tropicais da China, das Universidades de Guizhou e Northwest A&F, além do Instituto de Pomologia da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas.

Publicidade

Atualmente radicado na Nova Zelândia, Dr. Bettoni é pesquisador na instituição Plant and Food Research e dedica sua carreira à conservação de recursos genéticos e à erradicação de vírus em culturas de alta relevância agrícola, como macieira, kiwi, videira, batata e marmelo.

Leia mais:

Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC

Acadêmicos avaliam a eficácia de vermífugos em rebanho de ovinos

Casal vende milho verde no porta-malas do carro em Caçador

“Estes esforços têm sido construídos do zero por muitas mãos comprometidas, das quais tive a honra de fazer parte. Essas tecnologias estão disponíveis para serem implementadas e dar suporte a todos os setores”, afirma o pesquisador.

A proposta do artigo é reunir informações atualizadas sobre métodos biotecnológicos para a obtenção de plantas de pomóideas — como maçãs e peras — livres de vírus e viroides, oferecendo ainda direções futuras para pesquisas no campo. A temática é considerada essencial para a produção sustentável e segura de frutas, sobretudo no contexto do comércio internacional e programas de quarentena vegetal.

O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado em:
https://doi.org/10.1094/PHYTO-07-23-0232-KC

Para dúvidas ou contato com o autor principal, o Dr. Jean Carlos Bettoni disponibiliza seu e-mail: [email protected]

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casa em Caçador encanta com mais de 500 peças decorativas no Natal

Santa Catarina ganha um toque especial neste Natal com...

CBF divulga ranking de clubes e federações para a temporada 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira...

SC tem mais de 190 praias liberadas para banho no feriado de Natal

O litoral de Santa Catarina se prepara para receber...

Papai Noel inicia entrega de presentes e pode ser acompanhado online

Nesta quarta-feira (24), Papai Noel começa sua jornada pelo...

Mais Lidas da semana

Colisão frontal deixa um morto e dois feridos em Tangará

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde...

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes