Rádios RBV

Menu

Governo de SC amplia decreto de situação de emergência na rede hospitalar

O novo decreto nº 182 de 16 de junho de 2023, passou a vigorar na última sexta e contempla seis unidades hospitalares de Santa Catarina

Fonte:
ND+

O governo de Santa Catarina alterou o decreto nº 80, de 20 de março de 2023, que trata sobre a situação de emergência de saúde pública em toda a rede hospitalar do Estado. O novo decreto nº 182 passou a vigorar na última sexta-feira (16) e contempla seis unidades hospitalares.

A nova medida surgiu pela preocupação da elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatais, pediátricos e adultos. Ainda, segundo o governo, a condição tem se agravado ainda mais por causa das síndromes respiratórias e pela dengue nos hospitais catarinenses.

Decreto propõe melhorias em seis hospitais de Santa Catarina
No Estado, de acordo com o decreto nº 182, seis unidades hospitalares catarinenses que ficam na Grande Florianópolis seguem em situação preocupante de emergência. Na região, a Maternidade Carmela Dutra, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina e os hospitais Infantil Joana de Gusmão, Regional de São José, Governador Celso Ramos e Santa Teresa fazem parte do decreto.

- Publicidade -

Segundo o governo do Estado, a nova medida também garantirá o atendimento e a continuidade das melhorias estruturais nestes hospitais. Entre as melhorias propostas estão as adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais (oxigênio), além disso, o decreto estabelece restruturação das instalações elétricas, hidrosanitárias e de climatização.

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina é de 93,03%. O órgão aponta que no momento, existem cerca de 85 leitos de UTIs disponíveis no Estado. A região da Grande Florianópolis, por exemplo, a taxa de ocupação ultrapassa os 97%.

Foto: SES/Divulgação

A secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto, ressalta a importância deste novo decreto. “As unidades têm apresentado sérios problemas estruturais e de manutenção, e também necessidade de ampliação de serviços e contratação de pessoal devido à alta demanda de atendimento”, ressalta.

A secretária explica ainda que o decreto irá agilizar a contratação de serviço, a aquisição de itens de reparo e obra de ampliação, e o custeio de medidas necessárias para recuperar, responder e restabelecer a normalidade da prestação dos serviços essenciais e de prevenção, controle e de contenção de riscos de danos e de agravos à saúde da população.

Outra medida adotada para a situação preocupante da saúde no Estado
Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI preocupante em Santa Catarina, chegando a 99% de lotação, o governo estadual e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram, no dia 29 de maio, a abertura de 30 novos leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque, no Vale do Itajaí.

Os 30 leitos disponibilizados serão divididos em dez para a UTI adulto, dez de UTI pediátrico e dez leitos para a UTI neonatal.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com melhorias no tempo

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (19)...

Agricultor colhe pinhas gigantes em Videira

No interior do município de Videira, na comunidade de...

Pastoral da Pessoa Idosa em Caçador realiza trabalho voltado ao bem-estar

No dia 15 de junho foi comemorado o Dia...

Tratamento correto de resíduos sólidos é um tema importante

O tratamento correto de resíduos sólidos é um tema...

Vagões do trem em Caçador recebem a Exposição Caras Catarinas

O município de Caçador está recebendo a Exposição Caras...

Mais Lidas da semana

Carro de Caçador é atingido por carreta e fica prensado na BR-116

Um acidente de trânsito de grandes proporções mobilizou os...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Morador de Rio das Antas está desaparecido

Um morador de Rio das Antas está desaparecido desde...

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes