Governo de SC anuncia vacinação em massa para algumas cidades

O governador Carlos Moises (PSL) anunciou, no fim da tarde desta quarta-feira (09), que Santa Catarina escolherá cidades para vacinação em massa, fora do calendário regular. A proposta é imunizar toda a população desses municípios, com as duas doses, em um curto espaço de tempo. A experiência servirá para analisar o impacto da ampla imunização.

De acordo com o governador, os resultados serão analisados por pesquisadores em universidades do Estado. A proposta é semelhante ao “Projeto S”, que o Instituto Butantan executou em Serrana, no interior de São Paulo. Por lá, as mortes reduziram 95%, oito semanas após a aplicação de duas doses de Coronavac em todos os adultos.

Em Santa Catarina, os critérios para escolha dos municípios que serão submetidos ao teste de imunização em massa incluem alta incidência de Covid-19, alta taxa de letalidade, e vulnerabilidade social. O Governo do Estado ainda não informou detalhes sobre a data prevista para o início dos testes, e se já há cidades selecionadas.

– Vamos fazer um ‘case’ para que as futuras gerações possam ter algum proveito desse episódio duro que vive o Brasil, Santa Catarina e o mundo.

 

Com informações de NSC