O local conhecido como “Garganta do Diabo”, na SC-135, em Caçador, está sendo utilizado para descarte irregular de lixo. A curva, que foi desativada com a implantação de um novo traçado da rodovia, se tornou depósito de entulho como peças automotivas, latas de tintas, eletrodomésticos, móveis, entre outros tipos de sucata.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A situação já é de conhecimento da Prefeitura de Caçador. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gustavo Furlin, foi até o local com a reportagem do Portal RBV. “Mais do que limpar essas áreas de descarte de lixo, temos procurado a responsabilização dos envolvidos. Até porque o município tem programas de descarte correto de todo tipo de resíduo, e situações como essa são inaceitáveis”.
De acordo com o secretário, um problema detectado no local é que a antiga curva segue com um acesso liberado para veículos, o que facilita o descarte de lixo. “Estamos em contato com o Deinfra para fechar esse local com guard rail. Esperamos ter essa solução o mais breve possível”.
Veja também
Região deve voltar a contar com passeios turísticos de Maria Fumaça
Caçadorenses percorrem o caminho de Santiago de Compostela
Furlin afirma que há um estudo para instalação de câmeras de monitoramento no local, mas enquanto isso não acontece a Secretaria fará o trabalho para identificar e punir os responsáveis. “No começo do ano já tivemos uma responsabilização através de flagrante da polícia militar aqui no município, e nesse caso a Secretaria fará por conta própria a investigação e responsabilização do autor ou autores desse crime ambiental”, acrescenta.
Mais lixo
Há menos de 500 metros da “Garganta do Diabo”, em uma estrada rural, outro ponto com descarte irregular de lixo foi flagrado pela reportagem do Portal RBV. No local, todo tipo de entulho estava jogado nas margens da estrada. Confira no vídeo abaixo.
Após a denúncia, uma equipe da Prefeitura foi até o local e fez o recolhimento de 720 quilos de lixo.
“Infelizmente o povo não está tendo a consciência de descartar material no local certo, para que seja reciclado. Isso aqui é um péssimo exemplo, e nós tivemos que deslocar uma equipe e caminhão para recolher”, disse Odinei Leite, chefe de equipes da Secretaria de Meio Ambiente.
“Estamos fazendo coletas toda semana através do programa Destino Certo, é só nos ligar e agendar. Esperamos que a população colabore mais com o nosso meio ambiente”, finalizou o servidor, lembrando que a menos de 100 metros do local existem dois contêineres, um para lixo orgânico e um para lixo reciclado para atender moradores das proximidades.
Após a limpeza do local, a Prefeitura afirma que tentará identificar os responsáveis. Denúncias e informações que ajudem nessa fiscalização podem ser repassadas para a polícia militar pelo 190 ou para a Secretaria de Meio Ambiente pelo (49) 3567-2880.
Saiba o que fazer com resíduos em Caçador
Orgânico – COLETA NA PORTA DA SUA CASA! Confira os dias e horários de coleta no aplicativo Caçador Digital
Reciclável – COLETA NA PORTA DA SUA CASA! Confira os dias e horários de coleta no aplicativo Caçador Digital
Jardinagem e podas – AGENDE SUA COLETA! WhatsApp (49) 99129-9775 ou no fone (49) 3567-2880.
Móveis, sofás, etc – AGENDE SUA COLETA! WhatsApp (49) 99129-9775 ou no fone (49) 3567-2880.
Eletrônicos e pneus – Levar até a SECRETÁRIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, na rua Emília Gioppo Brasil, 510 – Bairro Gioppo.
Pilhas e baterias PEQUENAS – Entregar na farmácia DROGA RAIA – Rua Carlos Sperança, Ao lado do INSS.
Lâmpadas – Entregar no supermercado SUPERVIZA – Rua Altamiro Guimarães, 201 – Centro.
Embalagens de óleo lubrificante – Entregar na PNEU MAIS (Av. Salgado Filho, 679 – Centro).
CONSTRUÇÃO CIVIL E DE PRESTADORES DE SERVIÇOS – ATENÇÃO: A RESPONSABILIDADE É DE CADA PESSOA OU EMPRESA QUE GEROU ESTE RESÍDUO! Para o descarte, DEVE-SE contratar uma empresa especializada!
Portal RBV nas redes sociais