Após mais de seis meses de espera, iniciaram as obras na rodovia SC-135 entre Rio das Antas e Videira, na localidade de Gramado. A cratera no asfalto, causada por uma enchente que transbordou um córrego e provocou o colapso da pista, tem causado transtornos significativos para os moradores e motoristas que trafegam pela região.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A equipe do Portal RBV esteve no local nesta manhã de terça-feira (04) e conversou com Matilde Zolet, moradora da área afetada. Ela descreveu a situação como muito difícil, especialmente devido à poeira gerada pela obra. “A casa fica sempre fechada, você limpa hoje e daqui a pouco está cheia de pó novamente. Está bem complicado”, relatou Matilde.
Outra preocupação é o risco de acidentes, por conta dos degraus que se formaram na pista e pelo trecho estar somente na base, com muitas pedras soltas e buracos. De acordo com a moradora, vários acidentes já aconteceram no local. “Teve muito acidente aqui, é muito perigoso”, afirmou Matilde.
A moradora também comentou sobre a movimentação das obras nesta semana que iniciou com medições, fechamentos da pista e chegada do maquinário e equipamentos a serem utilizados.
A previsão é que as obras se estendam ao longo do mês de junho, com a instalação de grandes galerias para escoar a água do córrego e evitar futuros problemas.
Veja também
Obras na SC-135 em Pinheiro Preto seguem em ritmo acelerado
Acidente na SC-135 mobiliza Bombeiros de Rio das Antas
Apesar de placas e cones sinalizarem as obras, o trecho exige atenção dos motoristas, pois durante as obras ficará com apenas uma pista livre, funcionando no sistema siga e pare. Ou seja, apenas um dos sentidos poderá fluir por vez. O perigo é ainda maior durante a noite, pois no local, que fica bem no meio de uma curva, não há iluminação.
A Regional da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade informou que, ao contrário do que acontece no município de Pinheiro Preto, com um desvio próximo à obra passando por dentro da Vila Bressan, em Rio das Antas não é possível fazer um desvio nas proximidades.