Já viu como é feita a tosquia das ovelhas? Fomos conferir, assista!

Lembra da ovelha que foi resgatada na Austrália com 35 quilos de lã? Essa notícia bombou na internet, imagina só o trabalho que deu pra tirar essa lã toda. A reportagem do RBV Notícias foi conhecer o trabalho do tosquiador, um serviço indispensável para os produtores de ovelha.

Apesar da produção aqui na região Meio Oeste ser mais direcionada a venda da carne, a tosa ou tosquia, é importante para o bem estar do rebanho. Fomos até a propriedade do Ivaldo Boesing, no interior de Pinheiro Preto, para conhecer como é feita a tosquia de ovelhas.  Aliás, você sabe da importância que ela tem para o desenvolvimento do animal?

A tosquia profissional de uma ovelha, produz até 4,5 quilos de lã. Isso, claro, dependendo da raça do ovino. Na propriedade do Ivaldo, por exemplo, tem cerca de 60 ovelhas, todas destinadas a comercialização da carne. A tosquia da lã é terceirizada. Ah, uma curiosidade: antigamente o produtor contratava o tosquiador e o pagamento era a lã. Hoje as coisas mudaram.

E a produção de ovinos e caprinos na região está grande, na produção de carne. Conforme o presidente da COOVICAP, Carlo Alberto da Silva, a lã se tornou um sub produto.

No Brasil, são cerca de 13 raças de ovelhas laneiras com boa adaptabilidade no país. É importante enfatizar que todas podem propiciar ótima qualidade de carne, já que a alimentação é o fator essencial para o sabor, aroma e maciez da carne.

O Laércio Reck é tosquiador de profissão. Segundo ele, tosa mais de 6 mil cabeças na região, em aproximadamente 300 produtores. E essa atividade nasceu através da falta de mão de obra nessas propriedades.

Existe a tosquia com tesoura, que ficou no passado, mas tem gente que ainda faz. Agora a tosquia é feita com uma máquina. Só que não é fácil não.  Por isso que a maioria dos produtores terceirizam.

E segundo Laércio, o mercado da lã está péssimo. Isso porque, a china não comercializou mais durante todo o ano passado, devido a pandemia. Agora o destino do pouco que vende vai pra fronteira.

Agora você já entendeu a importância a tosquia para o animal e para onde vai a lã. Mas, e como fazer a tosa das ovelhas? Tem até lugar certo pra começar e tem que ter cuidado para não machucar o animal. E a Priscila tentou tosquiar uma ovelha, mas acho que não se deu muito bem.

Pois é…acho que a Priscila vai ficar no jornalismo mesmo. E não é que a gente descobriu que o Laércio tinha um sonho de ser locutor de rodeio. E ele fez até um versinho pra gente? Confira mais na reportagem em vídeo.

Fonte: RBV Notícias