A vereadora Jana Guedes (PDT), está prestes a assumir um papel inédito para a cidade de Videira: representar o município e a região na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) por um período de 30 dias.
Neste curto espaço de tempo, ela planeja focar em diversas pautas importantes para a região e para o estado como um todo. Durante uma entrevista exclusiva para a equipe de reportagem da RBV, Jana compartilhou suas perspectivas e projetos que pretende defender durante seu mandato temporário.
Ela ressaltou a peculiaridade do processo legislativo estadual, que difere do municipal em termos de tramitação e prazos.
“O processo é muito diferente, muitas vezes mais demorado, mas já temos alinhado com o deputado estadual Rodrigo Minotto que mesmo que os projetos apresentados não sejam finalizados no prazo de 30 dias, o deputado deve continuar com esses projetos e indicações na Assembleia Legislativa”, afirmou Jana, destacando a continuidade do trabalho parlamentar.
Entre as prioridades mencionadas pela vereadora, destaca-se a necessidade de investimentos na saúde, com ênfase na criação de uma UTI neonatal para a região e investimentos nos hospitais Maicé, em Caçador, Santa Terezinha, em Joaçaba, e Salvatoriano Divino Salvador, em Videira, que dão suporte a comunidade regional.
Além disso, Jana ressaltou a importância de melhorias nas condições das estradas locais e da luta contra a violência de gênero, especialmente os casos de feminicídio que têm assolado o estado.
Ela também enfatizou a relevância do desenvolvimento econômico e social, incluindo a infraestrutura das escolas estaduais e os investimentos na área de energia elétrica, destacando a necessidade de resolver problemas históricos na região.
Veja também
Jana Guedes assumirá como deputada estadual
Alesc lança concurso com salários de R$ 12 mil
“Quero estar me dedicando especialmente para a nossa cidade de Videira, para a nossa região, para que os outros deputados possam olhar também para a região da AMARP com outros olhos e lembrando de que a gente não precisa só de emendas, precisamos de discussões, de projetos, de indicações, de conversas a nível de governo do Estado para que a gente possa desenvolver a nossa região”, afirmou Jana.
Além disso, a vereadora expressou sua satisfação por representar Videira na ALESC, ressaltando o papel histórico deste momento para a cidade. Ela destacou a importância da representatividade feminina na política e incentivou o engajamento da população local nas decisões políticas.
“É a primeira vez que uma videirense nata ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa. Isso me enche de orgulho”, disse Jana, enfatizando a necessidade de mais representatividade na esfera política.
Por fim, Jana Guedes reforçou seu compromisso em ouvir e atender às demandas da comunidade, ressaltando que estará disponível para receber sugestões e discutir questões relevantes para o desenvolvimento da região.
“O gabinete da deputada Jana nesses 30 dias estará aberto pra que vocês levem as demandas, pra que a gente possa discutir, pra que reuniões possam ser marcadas a nível de governo do estado, pra que a gente leve toda essa discussão e traga a importância de a gente ter uma representação na ALESC”, concluiu.
A vaga na ALESC
Jana Guedes assumirá, a partir da próxima quinta (15), a bancada da ALESC durante o licenciamento de 30 dias do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT).
Minotto inicia o rodízio da bancada para tratar de assuntos particulares e do PDT, sem remuneração, e com isso prestigia os suplentes que contribuíram na eleição de 2022.
Assumindo então neste período na Assembleia Legislativa a quarta suplente do partido, Jana Guedes.
“É um gesto importante que estamos fazendo para os suplentes, para fortalecimento do PDT, e como demonstração de unidade. A Jana tem uma grande oportunidade de mostrar sua capacidade e trabalho pela região de Videira. Agradeço aos demais suplentes que desistiram de assumir neste momento e tenho certeza de que será um momento marcante”, destacou Minotto.
Janaína Guedes de Freitas (Jana Guedes) é vereadora em Videira eleita em 2020 com 1149 votos e fez 3984 votos para deputada estadual na eleição de 2022. Seu trabalho social, pela educação e saúde é marca fundamental do mandato.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: